Saiba tudo sobre a definição dos grupos da Copa do Mundo

sorteio

A partir das 13h desta sexta-feira, as seleções classificadas à Copa do Mundo na Rússia conhecerão seus adversários e grupos no torneio. O sorteio acontecerá em Moscou e contará com a presença de diversas estrelas da história do futebol, como o próprio apresentador Gary Liniker, craque da Inglaterra dos anos 80 e Cafú, capitão do Penta brasileiro.

São 32 seleções que se dividirão em oito grupos com quatro equipes cada. O sorteio é dividido em quatro potes. As oito mais bem colocadas no ranking da Fifa de outubro são as cabeças-de-chave, no Pote 1. As oito seguintes no Pote 2, e assim por diante.

Pote 1: Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França

Pote 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia

Pote 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal e Irã

Pote 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita

Primeiramente, os cabeças-de-chave serão sorteados, na sequência, entre os grupos: B1 até H1 – a posição A1 já pertence a Rússia, por ser anfitriã. Em seguida, se repete o mesmo procedimento para os Potes 2, 3 e 4, na ordem. Porém, neste caso, a posição de cada uma das seleções será sorteada. Por exemplo, a seleção do Pote 2 que cair no Grupo A poderá ser A2, A3 ou A4 – isso interfere na sequência de jogos da equipe.

Tirando a Europa, nenhuma outra confederação poderá ter seleções do mesmo continente em um grupo. Com 14 participantes europeus, seis grupos terão dois países do Velho Continente – a Fifa não permite três europeus no mesmo grupo.

Se uma seleção da América do Sul, por exemplo, for sorteada para um grupo que já contém um país de seu continente, ela automaticamente será repassada para o próximo grupo que não tenha nenhuma seleção de sua região.

O sorteio é de grande importância não só pelos adversários, mas também pelos lugares que acontecem as partidas. A tabela já está pronta, com datas, locais e horários dos jogos e isso pode ser determinante para as viagens das seleções.

São 11 cidades sedes na Copa do Mundo: Moscou, São Petersburgo, Sochi, Kazan, Volgogrado, Kaliningrado, Saransk, Samara, Rostov-on-Don, Ekaterimburgo e Nizhny Novgorod. E por ser um país grande, as federações querem fugir de viagens longas.

No BetMais existe uma aba especial para apostas do sorteio desta sexta-feira. Nela você pode apostar em que grupo cada seleção vai ficar no torneio ou oponentes que as equipes pode enfrentar ainda na primeira fase. Venha e arrisque sua sorte!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *