Artigos

No dia do surf, veja os relatos de como se iniciou a modalidade pelo mundo

Dia 9 de fevereiro é comemorado o dia do surf. Desde que Gabriel Medina se tornou campeão mundial, essa modalidade se tornou de grande importância no Brasil, que inclusive terá pela primeira vez na história a maioria de atletas na elite do esporte neste ano.  Com mais de dois séculos de vida, o surf se tornou uma das grandes modalidades aquáticas do planeta, porém sua história oficial de surgimento ainda gera dúvidas para os especialistas.

Os primeiros relatos dizem que ele foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahito. Outros dão conta de que muito antes dos havaianos, antigos povos peruanos já se utilizavam de uma espécie de canoa para deslizar sobre as ondas. Porém, oficialmente, o primeiro fato concreto que revelou a existência do esporte foi em 1778, feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em ação.

Inicialmente praticado sobre uma tábua de madeira para melhor deslizar na água, o surf era uma forma de relaxamento para os praticantes, porém era desestimulado pela Igreja Protestante. Toda esta “censura” durou por mais de 100 anos, até que em 1912, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku, campeão olímpico de natação, disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do esporte no mundo, tornando a modalidade conhecida. Não à toa, Duke hoje é conhecido como o pai do surf moderno.

surf

Com o passar do tempo, o esporte foi se popularizando. No Brasil, Thomas Rittscher Júnior foi pioneiro ao fazer a própria prancha e tentar ficar em pé nas ondas, na década de 30. Na década de 50, o surf virou febre na costa oeste dos E.U.A., tornando-se uma mania entre os jovens, principalmente nas praias do estado da Califórnia. Já a partir da década de 70/80, “viralizado” por todo o planeta, o esporte tornou-se profissional, com diversas competições mundo à fora.

Atualmente, o surf tem seu próprio circuito mundial, organizado pela WSL (World Surf League), entidade máxima da modalidade. A Austrália tem o maior número de vencedores da competição, com 20 títulos. Já o maior vencedor é o americano Kelly Slater, com 11 troféus. No Brasil, além de Gabriel Medina, primeiro brasileiro campeão do mundo em 2014, Adriano de Souza também tem o seu troféu, ganho em 2015.

Nesta temporada, o circuito começa com a primeira de suas 11 etapas no dia 11 de março em Gold Coast, Austrália. Atual bicampeão da competição, o havaiano John John Florence é novamente o principal favorito ao título, pelas odds do BetMais.

 

Veja mais:

Veja mais: Esporte net aposta | Futebol on line | Betesportivo

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video