Artigos

Conheça a história da Copa da Inglaterra, o campeonato mais antigo do mundo

Este fim de semana promete muita emoção na Inglaterra. A data foi reservada para os jogos da FA Cup (ou Copa da Inglaterra), torneio mais antigo do mundo que reúne mais de 700 equipes do país, que se enfrentam em rodadas de mata mata com partidas únicas.

A Football Association, entidade que controla o futebol da Inglaterra, teve sua fundação em 1863 e criou o campeonato (no formato mata-mata) em 1871. Desde então o torneio ficou conhecido como uma Copa Nacional e seu modelo foi ao pouco sendo adotado em diversos outros países.

Desde o início, a Copa da Inglaterra reúne equipes de todos os níveis e orçamentos. É uma das poucas competições nas quais times grandes e tradicionais podem jogar com times pequenos e desconhecidos, e exatamente por isso é um torneio conhecido por resultados atípicos (zebras), quando times de pequenas expressões derrotam outros de grandes orçamentos.

Embora não tenha o mesmo prestígio da Premier League, o torneio é certamente a competição de futebol mais democrática do mundo, dando espaço desde de o século 19 para centenas de equipes de futebol poderem se enfrentar entre si.

O primeiro campeão da Copa da Inglaterra foi o Wanderers F.C, um dos clubes ingleses mais importantes nas décadas de 1860 e 1870 – mas que hoje é apenas uma equipe amadora. Já o clube que coleciona mais títulos é o Arsenal, que venceu seu 13º troféu em 2017, deixando o Manchester United (com 12) para trás.

Nos dias atuais, o campeão do campeonato é presenteado com uma vaga internacional na Liga Europa, deixando o peso do título ainda maior para as equipes. Além disso, o vencedor participa no começo da temporada seguinte da Supercopa da Inglaterra, torneio de jogo único que reúne em um duelo o campeão da Premier League e campeão da Copa da Inglaterra.

Geralmente as partidas da Copa da Inglaterra são disputadas em jogo único (apenas na semifinal há ida e volta) no campo da equipa que detém o mando de campo, que é decidida por meio de um sorteio. No caso de empate, o replay ocorre no campo da equipa que jogou fora de casa na partida anterior. Já a final da competição é tradicionalmente feita no “neutro” Wembley Stadium.

 

Veja mais:

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video