O que esperar da Seleção Brasileira de Tite na Copa do Mundo?

seleção brasileira

Tite divulgou a lista de 23 jogadores que irão à Rússia em junho disputar a Copa do Mundo de 2018, na tarde desta segunda-feira. O técnico não mostrou grandes surpresas e convocou seus atletas de confiança para buscar o hexacampeonato mundial para a Amarelinha. O que podemos esperar deste grupo?

Posição que era problema ao Brasil há pouco tempo, o gol está muito bem servido. Provável titular, Alisson vive grande fase na Roma, sendo um dos melhores goleiros da temporada europeia e sondado por diversos gigantes mundo à fora. Ederson também teve uma ótima temporada no Manchester City, que o levou a receber até mesmo um novo contrato do clube, com término em 2025. Por fim, Cássio foi justamente o escolhido para a última vaga, depois de anos em bom momento no Corinthians.

Lesionado, Daniel Alves fará muita falta à lateral direita da Seleção. Danilo não é titular no City e quando entra, por mais que jogue bem, alterna as posições – já jogou na lateral esquerda e até mesmo no meio-campo. Fagner é titular absoluto do Corinthians, regular há tempos, porém nem de longe tem a mesma qualidade técnica que Dani Alves apresenta. Tite deverá usar os amistosos preparatórios para saber quem ficará com a titularidade. Independentemente de quem for, há pelo menos um lado positivo: ambos os laterais são mais seguros defensivamente do que o titular machucado e o treinador deve pensar em como usar isso para o bem do time.

Na lateral esquerda o Brasil detém o melhor do mundo na posição: Marcelo. Ano após ano o atleta mantém um nível altíssimo no Real Madrid, sendo decisivo com gols e assistências. A temporada do lateral novamente é sensacional e sem dúvidas ele será um principais nomes da Seleção na Copa. Na reserva, o ótimo Filipe Luis pode não ser tão excepcional quanto o titular tecnicamente, mas sua regularidade e poder defensivo pode ser muito útil em algum momento de pressão na competição.

A zaga brasileira tem quatro bons nomes. Thiago Silva recuperou a confiança de Tite nas últimas partidas e deve ser a dupla de Miranda na equipe titular. Ambos seguem fazendo boas temporadas em seus clubes europeus e merecem seus lugares no time. Marquinhos é um confiável reserva em caso de alguma suspensão dos titulares. Dúvida até o último minuto, Geromel foi confirmado pelo treinador, após excelente momento no Grêmio há algumas temporadas.

No meio de campo, Casemiro vai ser o ponto de equilíbrio da equipe. O volante do Real Madrid mantém a boa forma e será essencial na saída de bola e na proteção da zaga da Seleção. Mesmo na reserva do Barcelona, Paulinho é um dos homens de confiança de Tite e seus múltiplos gols nas últimas partidas dão a confiança necessária para o jogador se sentir importante na Amarelinha. Fernandinho é exaltado por Pep Guardiola há tempos no Manchester City e deve iniciar como titular na linha à frente de Casemiro, após queda técnica de Renato Augusto, que hoje é reserva, mas ainda importante ao grupo, sendo ainda um dos líderes por tudo que fez nos últimos anos. Fred vem de grandes temporadas no Shakhtar Donetsk e deve desembarcar no Manchester City já nesta janela de transferência – pedido especial de Guardiola. Olho neste jogador, que tem uma ótima recomposição e controle de meio de campo e pode acrescentar bastante à equipe brasileira com seu jogo dinâmico.

Coutinho foi outro testado na posição de Renato Augusto nos últimos amistosos e agradou. Porém, a princípio, Tite deve mantê-lo na ponta direita como titular, posição em que ele também joga no Barcelona. Willian foi um dos que mais brilhou no mediano Chelsea desta temporada e vai ser nome constante nas partidas da Seleção – à princípio deve ser o titular contra equipes mais fracas, com Coutinho deslocado ao meio e Fernandinho no banco. Douglas Costa foi um dos jogadores fundamentais da Juventus neste ano e será um reserva importante para o treinador na Copa. Taison é talvez o nome mais contestado da lista. O ponta continua fazendo um bom trabalho no Shakhtar, mas a concorrência dura em sua posição não deve deixa-lo ter muitos minutos no torneio mundial.

Já a briga pelo 9 da seleção pode ser questionada por muitos torcedores, mas não para Tite. Gabriel Jesus será o titular, mesmo com sua oscilação pelo Manchester City nesta temporada. O garoto sempre deu conta do recado com a camisa da Amarelinha e tem a confiança do treinador. Roberto Firmino vem voando no fantástico Liverpool finalista da Champions League, sendo um dos melhores da equipe, mas terá que se contentar com a reserva. Pelo menos, o Brasil mostra novamente que uma posição carente há pouco tempo, novamente está bem servida.

Neymar Jr. é um parágrafo à parte. O camisa 10 é o grande diferencial da Seleção, porém não sabemos o nível em que o jogador estará na Copa. A lesão que o afastou dos gramados por alguns meses pode deixa-lo sem ritmo de jogo e atrapalha-lo. Mesmo assim, a comissão técnica brasileira deposita muita esperança em cima da estrela, que se ao menos não terá 100% de seu ritmo, chegará descansado à Rússia para liderar a equipe rumo ao Hexacampeonato Mundial.

Fazendo um resumo: a convocação de Tite foi boa. O Brasil é forte e sem dúvidas chegará à Copa do Mundo como um dos principais favoritos ao título, ao lado de Espanha e Alemanha. O tempo é perfeito para a nação deixar os 7 a 1 para trás e entrar em uma nova era.

tite
(Foto: CBF)

Os convocados do Brasil para a Copa do Mundo 2018:

Goleiros:

Alisson (Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)

Laterais:

Danilo (Manchester City)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Fagner (Corinthians)

Zagueiros:

Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
Geromel (Grêmio)

Meio-campistas:

Casemiro (Real Madrid)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Barcelona)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Willian (Chelsea)
Fred (Shakhtar)

Atacantes:

Neymar (PSG)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Roberto Firmino (Liverpool)
Douglas Costa (Juventus)
Taison (Shakhtar)

Conheça o BetMais: o melhor lugar para Apostar na Copa do Mundo 2018

Confira  Esporte bet apostas

Veja Mais: Aposta Online de Futebol | Bônus de boas vindas  | Gestão de Banca

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *