Artigos

Pausa de inverno da Bundesliga não tem nenhuma surpresa: Bayern lidera campeonato

A Bundesliga é um dos campeonatos que param no fim de ano. Seu número de equipes reduzidas na elite alemã (18 times) permite que os clubes façam uma longa pausa no rigoroso inverno do país. E como o primeiro turno já passou – o último jogo aconteceu no dia 17 deste mês – resolvemos atualizar sobre o balanço da competição até aqui.

Sem nenhuma surpresa, novamente o Bayern de Munique lidera a Bundesliga com ampla vantagem. Mas para quem achava que seria fácil, deve se lembrar que o início de temporada foi conturbada. Com a equipe oscilando, a diretoria da Baviera optou por dispensar o italiano Carlo Ancelotti do comando técnico e apostar num velho conhecido: Jupp Heynckes.

Os resultados foram imediatos. Heynckes, técnico da tríplice coroa em 2013, tirou os bávaros da terceira colocação do Campeonato Alemão e fez a equipe disparar na liderança: terminou o primeiro turno com 41 pontos, 11 a frente do segundo colocado, Schalke 04.

Os Azuis Reais alias são uma das surpresas da competição. Liderados pelo meia Leon Goretzka, o Schalke vem fazendo uma campanha segura no torneio e aparece com 30 pontos, com uma pequena vantagem na vice-liderança.

goretzka
Leon Goretzka é um dos destaques do Schalke 04 (Foto: Bundesliga)

O Borussia Dortmund pode ser considerado uma das maiores decepções da ano – talvez não a maior, pois ninguém ganha do estruturado Colônia, time que alcançou vagas europeias na última temporada e agora está na lanterna da Bundesliga com míseros 6 pontos.

Mesmo com o terceiro lugar, a temporada dos auri-negros precisa ser analisadas no contexto geral. Sobre o comando de Peter Bosz, Aubameyang e companhia começaram voando, liderando a competição alemã. Mas a partir da oitava rodada, o clube só foi ladeira abaixo, ficando nove rodadas sem vitórias, fato que culminou na demissão do técnico holandês.

Para seu lugar foi contratado o austríaco Peter Stöger, ironicamente o ex-técnico do lanterna Colônia, demitido uma semana antes de Bosz. O novo treinador chegou já conquistando duas vitórias e recolocando o Dortmund ao menos em uma briga por uma vaga na UEFA Champions League.

Para o segundo turno é necessário ficar de olho nesta briga pelo g-4. Além das duas equipes do Vale do Ruhr, outras equipes estão bem próximas dos quatro primeiros – todas com 28 pontos: o Bayer Leverkusen (este, atual quarto lugar na tabela), o RB Leipzig e o Borussia Monchengladbach devem lutar até o fim por uma vaga na UCL. O Hoffenheim e o Eintracht Frankfurt também podem incomodar.

Resta saber também se os Bávaros vão manter o ritmo rumo a mais um título. Para que possamos ter as respostas teremos que esperar a primeira rodada do segundo turno, que acontece apenas no dia 12 de janeiro (sexta-feira), com o confronto entre Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, reabrindo o segundo semestre da Bundesliga.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video