premier league

Rivalidade entre Manchester United e Liverpool começou longe da bola

A maior rivalidade da Inglaterra é entre Manchester United e Liverpool. As equipes são as maiores vencedoras do campeonato nacional, além de dominarem os títulos internacionais na Terra da Rainha. Mas a rivalidade entre ambos não começou apenas pela grandeza e força de cada um no futebol.

Tudo começou em um grande contexto histórico, na época da Revolução Industrial inglesa. Liverpool detinha o grande porto da Inglaterra em sua cidade e Manchester era o local de maior importância no setor têxtil, com grandes fábricas. Em certo momento, a indústria de Manchester achou que Liverpool estava cobrando muito para receber e transportar o material das docas e decidiu construir o seu próprio canal.

Precisou de sete anos para se concluir, mas o Manchester Ship Canal foi um “milagre da engenharia” para a época e mudou o destino da cidade para sempre, transformando-a na verdadeira capital do norte da Inglaterra. Com isso, trabalhadores de Liverpool e Manchester viraram grandes rivais.

manchester canal
Manchester Ship Canal é uma das maiores obras já realizadas na Inglaterra (Foto: Divulgação)

A rivalidade então foi se aflorando no futebol ao longo do tempo. Ambas as equipes foram se destacando e colecionando títulos. Os Reds dominaram as décadas de 70 e 80 na Inglaterra, enquanto os Red Devils foram supremos na década de 90 em diante. Ambos os clubes obtiveram em todo esse tempo os maiores craques, os melhores técnicos e os títulos mais importante no país. Com a força de suas camisas, sendo inegavelmente as duas mais pesadas da Inglaterra, o duelo entre as equipes se tornou o maior clássico inglês.

O Liverpool é dono de 18 títulos do Campeonato Inglês e de cinco Liga dos Campeões. Em sua história, passaram nomes influentes do futebol da Inglaterra como Bob Paisley, Bill Shankly, Kenny Dalglish e Steven Gerrard. Já o Manchester United lidera o número de troféus da liga nacional com 20, além de ter três da mais importante taça europeia. No clube, nomes consagrados do Reino Unido como Matt Busby, Alex Ferguson, Bob Charlton e Denis Law se imortalizaram.

Desde 1894, Manchester United e Liverpool já se enfrentaram 227 vezes e o time de Old Trafford leva vantagem com 87 vitórias no clássico britânico, enquanto a equipe da terra dos Beatles levou a melhor em 75 oportunidades – 65 partidas terminaram empatadas.

O 228º encontro entre Reds e Red Devils acontece na manhã deste sábado às 09h30, em Manchester. O jogo é válido pela 30ª rodada da Premier League e pode definir uma mudança na classificação: em terceiro com 60 pontos, se o Liverpool vencer, toma a vice-liderança do Manchester United, com 62 pontos.

Saiba mais


Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.