Confira as seleções já classificadas para a Copa do Mundo 2018

copa do mundo

Mais uma data FIFA passou e com ela mais seleções ao redor do mundo garantiram classificação para a Copa do Mundo da Rússia. Ao todo, 23 seleções já alcançaram o mundial de 2018, enquanto outras foram à repescagem em busca das últimas vagas. Veja quem está classificado e confira o balanço geral das eliminatórias nos últimos dias:

América do Norte

México, Costa Rica e Panamá

A grande decepção das eliminatórias da América Central foi sem dúvidas a derrota dos Estados Unidos para o lanterna Trinidad e Tobago, que tirou os americanos da Copa. Quem se aproveitou disto foi o Panamá, que conseguiu pela primeira vez em sua história a classificação ao mundial. Outro beneficiado com a derrota dos States foi Honduras, que vai à repescagem lutar por uma vaga contra a Austrália. México e Costa Rica por sua vez, já haviam conquistado seus lugares na Rússia.

América do Sul

Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia

Messi carregou a Argentina à Copa após fazer um hat-trick contra o Equador na última rodada. Já o Uruguai do artilheiro Cavani bateu a Bolívia em casa para assegurar sua vice-liderança nas eliminatórias. O empate entre Colômbia e Peru colocou os colombianos no mundial e os peruanos na repescagem, após o Chile perder para o Brasil e o Paraguai cair diante da Venezuela. A seleção de Guerrero agora briga em confrontos ida e volta por uma vaga contra a Nova Zelândia, “campeã” das eliminatórias da Oceania.

Europa

Rússia (país-sede), Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Polônia, Islândia, Sérvia, Portugal e França

Alemanha, Inglaterra, Polônia, Espanha já tinha vagas encaminhadas e confirmaram a classificação. A Sérvia e a França precisaram um pouco mais de sofrimento para avançar. Os destaques mesmo ficaram por conta dos grupos que abrigavam Islândia e Portugal. Os islandeses conseguiram vitórias heroicas nas últimas rodadas e vão disputar o seu primeiro mundial da história. Já os portugueses fizeram um confronto direto contra a Suíça pela vaga, vencendo em casa e garantindo a classificação para a Rússia. O destaque negativo fica com a Holanda, tradicional seleção que não conseguiu vaga nem na repescagem.

Seleções garantidas na repescagem europeia, que brigarão pelas quatro últimas vagas à Copa do Mundo. O sorteio dos confrontos acontece no dia 17 de outubro:

Pote 1 – Suíça, Itália, Croácia e Dinamarca
Pote 2 – Suécia, Irlanda do Norte, Irlanda e Grécia.

islandia
Pela primeira vez na história, Islândia vai à Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

Ásia

Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita

A Austrália e a Síria fizeram um duelo de ida e volta buscando uma vaga na repescagem intercontinental. Em confronto equilibrado, os australianos precisaram da prorrogação e da estrela de Tim Cahill para se manterem vivos na classificação à Rússia. Em novembro, a Austrália enfrenta Honduras em partidas decisivas pela vaga no mundial.

África

Nigéria e Egito

De maneira incontestável e antecipada, a Nigéria foi a primeira seleção africana garantida na Rússia 2018, depois de garantir a liderança no “grupo da morte”. Também de maneira antecipada, o Egito espantou os fantasmas que rondavam a seleção e se classificaram à Copa do Mundo após 28 anos. Restam ainda uma rodada e três vagas restantes ao mundial: Tunísia, Marrocos e Senegal lideram suas grupos e tem a vantagem para conseguir a classificação.

Saiba Mais

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *