As conquistas da Libertadores do Flamengo: 1981 e 2019

A Taça Libertadores da América é o principal torneio de clubes do continente e reúne anualmente os melhores times da América do Sul. Algumas equipes brasileiras alcançaram a glória eterna, entre elas o Mengão. Veja agora como foram as conquistas da Libertadores do Flamengo

Libertadores de 1981

A primeira Libertadores conquistada pelo Flamengo foi em 1981, quando a equipe tinha um elenco forte e alguns dos maiores ídolos da história do time jogavam juntos.

Todo grande time começa por um goleiro, e o Fla de 1981 tinha como guarda redes Raul Plassmann. Na defesa um grande lateral jogava com a camisa número 5, Júnior.

Um dos maiores craques do Fla jogava com a 10 e era um ótimo batedor de falta. Veja alguns gols de Zico

No meio campo, Adílio e Andrade eram os responsáveis por armar e municiar o ataque do time da Gávea. Andrade ainda atuou como técnico da equipe do Flamengo e foi campeão do Brasileirão de 2009.

O grande craque da equipe jogava com a camisa 10, e como jogava. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, era o grande maestro da equipe e até hoje é um dos grandes idiotas da equipe.

E o técnico da equipe era o gaúcho Paulo César Carpegiani.

Anos anteriores

O Flamengo tinha um elenco muito forte nos anos 80 e isso garantiu a conquista de títulos importantes, foram 4 cariocas em 5 anos e ainda a equipe tinha sido campeã do Brasileirão de 80, um ano antes da glória eterna da Libertadores.

Mas ainda faltava um título continental na galeria de troféus do time. E ele veio em 81, assim como o Mundial de Clubes.

Fase de grupos

Foram ao todo 21 clubes na disputa da Libertadores de 81. O vencedor e o vice campeão dos campeonatos nacionais, além do campeão da Liberta de 80, o Nacional do Uruguai.

O Flamengo se classificou para a Libertadores graças ao título do Brasileirão de 80. O vice-campeão brasieliro no ano foi o Atlético-MG.

Foram organizados 5 grupos de 4 times e somente o campeão de cada chave iria para as semifinais. O Nacional do Uruguai, atual campeão na oportunidade, entrou direto na penúltima fase do torneio. 

Pela fase de grupos, o Flamengo foi até o Paraguai e bateu o Cerro por 4 a 2

Caso ocorresse um empate no número de pontos, uma partida entre as equipes seria disputada em campo neutro para definir o vencedor do grupo.

O Flamengo ficou no grupo com o Galo Mineiro e os paraguaios Olimpia e Cerro Porteño. No fim dos 6 jogos, o Fla tinha conquistado 8 pontos, com duas vitórias e 4 empates. 

Campanha igual a do Atlético-MG. O jogo desempate foi realizado em Goiás, com vitória por WO para o Mengão. A partida acabou aos 38 do primeiro tempo, após a expulsão de 5 jogadores do time mineiro.

Semifinais

Diferentemente do formato atual, a Libertadores de 81 teve grupos para definir os finalistas da competição. Avançaram para essa etapa: Flamengo, Jorge Wilstermann-BOL, Deportivo Cali-COL, Nacional-URU, Cobreloa-CHI e Peñarol-URU, 

O clube carioca ficou no grupo A, ao lado do Jorge Wilstermann e do Deportivo Cali. Após os 4 jogos, o Mengão avançou para a final da competição tendo ganho todos os jogos.

No outro grupo, os chilenos do Cobreloa não deram chances para os dois times uruguaios e avançaram tendo ganho 3 jogos e empatado apenas um.

A grande final

O vencedor seria decidido em uma melhor de 3 jogos, o primeiro no Rio de Janeiro, o segundo em Santiago e o jogo desempate seria no Uruguai.

No primeiro jogo, mais de 93 mil torcedores lotaram o Maracanã para verem Zico marcar dois gols ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Merello descontou para os chilenos. Final, 2 a 1 Flamengo.

Na partida de ida da final de 81, o Maracanã viu Zico comandar o Flamengo rumo ao primeiro título

No Chile, foi a vez dos torcedores do Cobreloa lotarem o estádio Nacional de Santiago para verem Merello marcar o único gol da disputa, forçando o jogo desempate.

O campo escolhido para definir o campeão da Libertadores de 1981 foi o Estádio Centenário, em Montevidéu.

30 mil pessoas foram até o estádio, palco da primeira final da Copa do Mundo, a de 1930. E quem esteve presente viu um grande jogo de Zico. O Galinho marcou os dois gols da vitória que deu a primeira Libertadores ao Flamengo.

Mundial de Clubes

E em dezembro de 81 o Flamengo rumou ao Japão para a disputa do Mundial de Clubes. E podemos dizer que a competição ficou marcada na história. O adversário da final era o Liverpool da Inglaterra. 

Como os dois times têm o vermelho como cor predominante, o Flamengo teve que jogar com uniformes brancos, para diferenciar dos ingleses.

Com show de Zico, o Flamengo bateu o Liverpool por 3 a 0 e levou o Mundial de Clubes de 1981

Quase 62 mil pessoas acompanharam o jogo e a torcida era favorável aos cariocas. O público saiu do Estádio Nacional de Tóquio muito feliz, pois o Flamengo fez uma grande partida.

No primeiro tempo, Zico deu um lançamento para Nunes abrir o marcador. Mais tarde o mesmo Zico bateu uma falta e no rebote Adílio fez 2 a 0.

Ainda na etapa inicial, Zico fez outro lançamento e Nunes marcou mais um. Final, Flamengo, campeão do mundo 3, Liverpool zero.

Libertadores de 2019

Demorou 38 anos para que a segunda Libertadores do Flamengo fosse conquistada. Em 81, o elenco contava com grandes jogadores e em 2019, o time era muito forte também.

No gol, Diego Alves trazia segurança para o time, assim como o lateral Filipe Luís e o zagueiro Rodrigo Caio. No meio, o Flamengo contava com jogadores em grande fase, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gerson faziam uma temporada com belas atuações.

E na frente, Gabigol e Bruno Henrique formavam o ataque mais letal do futebol brasileiro. Todos esses jogadores eram comandados pelo técnico português Jorge Jesus.

Anos anteriores

O Flamengo passava por uma fase de poucos títulos de expressão desde a conquista do Brasileirão de 2009. Levou apenas a Copa do Brasil em 2013 e três cariocas. Faltava um grande título para o time.

O técnico Jorge Jesus teve uma passagem marcante pelo clube carioca

A grande mudança ocorreu em junho de 2019, com a chegada de Jorge Jesus, que deu uma nova cara ao time e levou 5 títulos em um período de um ano. O Mister teve mais títulos do que derrotas, foram apenas 4 revezes.

Fase de grupos

O Mengão conseguiu a vaga para a Libertadores por ter sido o vice-campeão do Brasileirão de 2018. Pelo regulamento, ele já entrou na fase de grupos.

A chave do Flamengo foi a D, ficando ao lado da LDU-EQU, Peñarol-URU e San José-BOL. Após os 6 jogos da fase de grupos, o Mengão somou 10 pontos, com 3 vitórias, duas derrotas e um empate. 

O Fla foi o líder da chave, então garantiu o mando no segundo jogo das oitavas da Libertadores.

Mata-mata

Diferente da primeira conquista da Libertadores do Flamengo, a edição de 2019 teve jogos eliminatórios para definir quem iria avançar até a grande final.

Nas oitavas, o Flamengo passou nos pênaltis pelo Emelec do Equador, após devolver os 2 a 0 sofridos na casa do adversário.

Na segunda partida da semifinal, o Flamengo não deu chances ao Grêmio e ganhou de 5 a 0

Nas quartas, um confronto brasileiro, Flamengo x Internacional. O Fla abriu 2 a 0 no Maracanã e com o empate em 1 a 1 em Porto Alegre, passou para as semis

Na última etapa antes da final, o adversário foi mais um gaúcho, agora o Grêmio. Depois do empate em 1 a 1 no Sul do Brasil, o time da Gávea goleou no Maracanã por sonoros 5 a 0 e avançou para a decisão. 

O adversário foi o River Plate da Argentina, que eliminou o grande rival Boca Júnior nas semis.

Final

A partida decisiva da Libertadores 2019 era para ser jogada em Santiago, mas o momento político-social do Chile estava tenso e uma série de manifestações contra o então presidente chileno, fez a Conmebol mudar o local da partida para Lima, no Peru.

Em campo, o River abriu o placar logo no início do primeiro tempo com Borré e teve várias oportunidades de aumentar o placar. 

Veja os gols da partida que deu a segunda Libertadores ao clube carioca

Na segunda etapa, o Mengão começou a se firmar no jogo, mas o gol de empate não saiu. Foi então que aos 43 minutos do segundo tempo, Gabigol apareceu.

O atacante empatou a partida fazendo os torcedores presentes no Estádio Nacional do Peru sonharem com mais um título.

A partida estava indo para a prorrogação quando Gabigol, aos 47 da etapa final, marcou o gol que deu o título do América ao Flamengo. 

No mesmo final de semana que levou a América, o Fla ganhou o Brasileirão, pois Santos e Palmeiras não conseguiram o resultado que precisavam e não poderiam mais alcançar o Mengão.

Mundial de Clubes

O Flamengo embarcou rumo ao Japão para disputar o Mundial, contra um velho conhecido, o Liverpool. 

Mas dessa vez os ingleses levaram a melhor e ganharam por 1 a 0 na prorrogação.


Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.