Betmais na Copa: 1998

Em clima de Copa do Mundo, o Betmais vai começar uma série de matérias relacionadas ao maior evento de futebol do planeta. Primeiramente, iremos destrinchar todas as edições já realizadas até aqui, trazendo muita informação e curiosidade para te deixar por dentro de tudo. Aliás, prepare suas apostas porque a Copa do Mundo de 2022 promete fortes emoções.

Copa de 1998 – o título inédito para a França

Sede da edição pela segunda vez – a primeira foi em 1938, vencida pela Itália -, a França chegou como uma das favoritas no início do Mundial, apesar de ter sido ausência nas duas edições anteriores (1990 e 1994).

Sem surpresa para ninguém, a equipe do técnico Aimé Jacquet, que assumiu o cargo em 1994 com a ideia inicial de ser um treinador provisório, foi liderada por Zinedine Zidane. Mas o time não se limitava ao camisa 10. Nomes como Barthez, Thuram, Lizarazu, Desailly, Deschamps e Djorkaeff também mereceram destaque. A base era do forte Olympique de Marseille, campeão europeu em 1993.

Detalhe importante: Thierry Henry, ainda jovem, era reserva – assim como Trezeguet. O titular da posição, Guivarc’h, era considerada o ponto fraco da seleção, tanto que o camisa 9 não fez um gol sequer no Mundial.

Seleção da França em 1998
Seleção da França em 1998

Time base da França campeã em 1998: Barthez; Thuram, Desailly (Blanc), Lebouef e Lizarazu; Deschamps, Petit (Djorkaeff), Karembeu (Vieira) e Zidane; Dugarry (Trezeguet) e Guivarc’h (Henry).

Antes de falarmos sobre a campanha francesa em 1998, vale destacar a Eurocopa de 1996, primeira competição disputada pela França sob o comando do técnico Aimé Jacquet.

Os franceses caíram no grupo B, ao lado de Espanha, Bulgária e Romênia. Na estreia, 1-0 contra os romanos, gol de Dugarry. Diante dos espanhóis, Djorkaeff fez o tento no empate por 1-1. Fechando a primeira fase, 3-1 na Bulgária, gols de Blanc, Penev, contra, e Loko. Classificação em primeiro na chave.

Nas quartas de final, a poderosa Holanda, que contava com excelentes jogadores, como Cruyff, Bergkamp, Seedorf, Davids, Kluivert e van der Sar. Em um jogo equilibrado, o placar não saiu do zero e foi decidido nas penalidades. E a França levou a melhor por 5-4.

Na semifinal, novamente um adversário complicado, a República Tcheca. O jogo também terminou sem gols e foi decidido nos pênaltis, porém, dessa vez, a França foi derrotada, 6-5. O até então bicampeonato ficava para depois (em 1984 a seleção foi campeã na geração Platini).

“Para depois”, realmente, já que a França conquistou a Eurocopa de 2000, com Roger Lemerre como treinador

França x Holanda pelas quartas de final da Eurocopa de 1996
França x Holanda pelas quartas de final da Eurocopa de 1996

Primeira fase – Grupo C

Os franceses caíram no Grupo C, ao lado de Arábia Saudita, Dinamarca e África do Sul, este último o adversário na estreia. E o primeiro jogo foi tranquilo, triunfo por 3-0 (Dugarry 36′, Issa (contra) 77′ e Henry 92′).

Como curiosidade, o árbitro do duelo foi o brasileiro Márcio Rezende de Freitas.

A segunda partida, contra a Arábia Saudita, teve como principal destaque a expulsão de Zinedine Zidane – pisou em um adversário no chão -, que desfalcaria o time diante da Dinamarca e nas oitavas de final frente o Paraguai. A vitória contra aos árabes foi por 4-0, com bolas na rede de Henry (37′ e 78′), Trezeguet (68′) e Lizarazu (85′).

Destaque: o técnico da Arábia Saudita era Carlos Alberto Parreira, que após a goleada sofrida pelos anfitriões foi demitido – no último jogo a seleção foi comandada por Mohammed al Kharashy.

Para fechar, mais uma vitória na fase de grupos, agora por 2-1 – Djorkaeff (12′) e Petit (56′) foram os autores dos tentos. Junto à França, a Dinamarca também avançou para as oitavas.

Zidane foi expulso diante da Arábia Saudita
Zidane foi expulso diante da Arábia Saudita

Seleções classificadas para as oitavas de final

  • Grupo A: Brasil e Noruega
  • Grupo B: Itália e Chile
  • Grupo C: França e Dinamarca
  • Grupo D: Nigéria e Paraguai (Espanha terminou em terceiro na chave e foi eliminada)
  • Grupo E: Holanda e México
  • Grupo F: Alemanha e Iugoslávia
  • Grupo G: Romênia e Inglaterra
  • Grupo H: Argentina e Croácia

Confrontos das oitavas

Brasil 4-1 Chile
Nigéria 1-4 Dinamarca
Holanda 2-1 Iugoslávia
Argentina (4) 2-2 (3) Inglaterra
Itália 1-0 Noruega
França (g.o) 1-0 Paraguai
Alemanha 2-1 México
Romênia 0-1 Croácia

A parada contra os paraguaios foi difícil. A seleção sul-americana teve um dos seus melhores times em Copas do Mundo – nomes como Chilavert, Arce, Ayala, Gamarra, Encizo e Cardozo – e era comandada pelo brasileiro Paulo César Carpegiani.

O setor defensivo do Paraguai era tão forte – foi o melhor da Copa do Mundo ao lado do da França com apenas dois gols sofridos -, que Gamarra deixou o Mundial não tendo feito uma falta sequer.

A França penou para marcar e só se classificou com o Gol de Ouro, marcado por Blanc aos 114′ (confira o gol abaixo).

Gol de Ouro da França contra o Paraguai

Confrontos das quartas de final

França (4) 0-0 (3) Itália
Brasil 3-2 Dinamarca
Holanda 2-1 Argentina
Alemanha 0-3 Croácia

Mais uma vez a França teve dificuldades para se classificar. Diante da Itália, a vaga foi decidida nas penalidades. Zidane, Trezeguet, Henry e Blanc fizeram suas cobranças e Lizarazu desperdiçou a sua. Os italianos, porém, perderam duas vezes – Albertini e di Biagio – e foram eliminados.

Lances e penalidades de França x Itália Copa do Mundo 1998

O lateral-direito Lilian Thuram, que nunca havia feito gol pela seleção (e não faria mais depois) foi o herói da França nas semifinais contra a Croácia. O excelente atacante Suker abriu o marcador para os croatas aos 46′. Mas no minuto seguinte Thuram empatou e aos 69′ fez o gol da virada e da classificação à final, que seria diante do Brasil, que havia eliminado a Holanda nas penalidades por 4-2.

Zidane, que muitos diziam que fazia a diferença pela Juventus e que na seleção tinha atuações apagadas, foi o grande destaque da decisão com dois tentos (27′ e 46′), os únicos do craque na Copa do Mundo, na vitória por 3-0 – Petit fez o outro (93′). Foi a primeira derrota até então do Brasil por diferença de três gols em Copa do Mundo (veio a lembrança em sua cabeça do 7 a 1 da Alemanha em 2014?).

França 3-0 Brasil Melhores Momentos

E o Brasil?

Por ter sido campeão da Copa do Mundo de 1994, o Brasil não disputou as Eliminatórias (essa regra durou até 2002). Assim, a preparação foi feita com diversos amistosos.

Um dos momentos marcantes nesse período foi o corte do atacante Romário há oito dias do início da Copa do Mundo por conta de um problema na panturrilha. O anúncio foi feito por Zico, que era membro da comissão técnica. O baixinho foi cortado e ficou contrariado. Tanto que a relação entre Romário e Zico só foi reatada em 2009.

Outro momento que ficou para a história, agora já no Mundial, foi a convulsão de Ronaldo horas antes da final. O técnico Zagallo, por conta disso, iria escalar Edmundo no ataque, mas mudou de ideia e manteve o fenômeno entre os titulares. Ele e o time inteiro tiveram atuações muito abaixo do normal e foram facilmente vencidos pelos franceses.

Vale destaque: na Copa do Mundo, Ronaldo tinha apenas 21 anos e já havia conquistado o prêmio de melhor jogador do mundo por duas vezes, nos dois anos anteriores.

Jogadores convocados para a Copa do Mundo: Taffarel (Atlético-MG), Cafu (Roma), Aldair (Roma), Júnior Baiano (Flamengo), César Sampaio (Yokohama Flugels-JAP), Roberto Carlos (Real Madrid), Giovanni (Barcelona), Dunga (Jubilo Iwata-JAP), Ronaldo (Inter de Milão), Rivaldo (Barcelona), Émerson (Bayer Leverkusen), Carlos Germano (Vasco), Zé Carlos (São Paulo), Gonçalves (Botafogo), André Cruz (Milan), Zé Roberto (Flamengo), Doriva (Porto), Leonardo (Milan), Denílson (São Paulo), Bebeto (Botafogo), Edmundo (Fiorentina) e Dida (Cruzeiro).

Time base do Brasil em 1998
Time base do Brasil em 1998

Campanha brasileira

O Brasil caiu no Grupo A com Noruega, Marrocos e Escócia. Classificou-se em primeiro com 6 pontos.

Brasil 2-1 Escócia (César Sampaio 4′ e Boyd, contra, 73′)
Brasil 3-0 Marrocos (Ronaldo 9′, Rivaldo 47′ e Bebeto 50′)
Brasil 1-2 Noruega (Bebeto 78′)

Oitavas de final: Brasil 4-1 Chile (César Sampaio 7′ e 27′ e Ronaldo 48′ e 70′)

Quartas de final: Brasil 3-2 Dinamarca (Bebeto 10′ e Rivaldo 25′ e 59′)

Semifinal: Brasil (4) 1-1 (2) Holanda (Ronaldo 46′)

Final: Brasil 0-3 França

Ficha técnica da final

França: Barthez; Thuram, Desailly, Lebouef e Lizarazu; Deschamps, Karembeu (Boghossian), Djorkaeff (Vieira) e Zidane; Petit e Guivarch (Dugarry). Técnico: Aimé Jacquet.

Brasil: Taffarel; Cafu, Aldair, Júnior Baiano e Roberto Carlos; César Sampaio (Edmundo), Dunga, Leonardo (Denílson) e Rivaldo; Bebeto e Romário. Técnico: Zagallo.

Gols: Zidane (27′ e 46′) e Petit (90′)

França 3-0 Brasil Foto: Ricardo Correa (Veja)
França 3-0 Brasil Foto: Ricardo Correa (Veja)

Você sabia?

  • Emoção! A Copa do Mundo de 1998 foi a primeira que contou com o Gol de Ouro – a seleção que marcasse gol primeiro na prorrogação se classificava. Atualmente essa regra não existe mais.
  • Novidade! Foi a primeira edição em que o árbitro tinha que informar ao público presente os minutos de acréscimo dos jogos.
  • Recorde! O alemão Lothar Matthaus alcançou o número de 25 partidas disputadas em Copas do Mundo – ele atuou em cinco edições (1982 a 1998). O feito aconteceu na partida diante da Croácia.
  • Absurdo! O Iraque não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 1998. Como punição, Uday Hussein, líder do Ministério do Esporte, e filho do ditador Saddam Hussein, mandou prender o técnico da seleção e torturou os jogadores.
  • Sim, acredite! O atacante Gabriel Batistuta teve que cortar o seu cabelo, que era comprido, para ser convocado para a Copa do Mundo. Essa era uma regra do técnico Daniel Passarella, que pelo mesmo motivo não convocou o volante Fernando Redondo e o atacante Claudio Caniggia.
Gabriel Batistuta
Gabriel Batistuta

Estatísticas

Times: 32
Jogos: 64
Número de gols: 171
Média de gols: 2,7
Melhor ataque: França (15 gols)
Melhor defesa: Paraguai e França (2 gols)
Pior ataque: Colômbia, Bulgária, Tunísia, Estados Unidos e Japão (1 gol)
Pior defesa: Brasil (10 gols)
Cartões amarelos: 250
Cartões vermelhos: 18
Artilheiro: Davor Suker (Croácia – 6 gols em 7 jogos)

Seleção da Copa do Mundo 1998 (pela Fifa e jornalistas): Barthez (França); Thuram (França), Desailly (França), Gamarra (Paraguai), Frank de Boer (Holanda), Davids (Holanda), Zidane (França), Rivaldo (Brasil), Laudrup (Dinamarca), Ronaldo (Brasil) e Suker (Croácia).

Davor Suker foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1998, com 6 gols
Davor Suker foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1998, com 6 gols



Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.