Conheça mais sobre a Finalíssima

Nesta quarta-feira, acontece a terceira edição da Finalíssima, antes denominada Troféu Artemio Franchi. O confronto é entre a Itália, campeã da Eurocopa, e a Argentina, campeã da Copa América.

A partida acontece em Wembley, às 15h45. Além desta, outras duas edições do torneio já estão confirmadas e serão realizadas depois da Eurocopa e Copa América de 2024 e 2028.

Finalíssima entre Itália x Argentina
Finalíssima entre Itália x Argentina

Fora da Copa do Mundo pela segunda edição seguida, a Itália, do técnico Roberto Mancini, convocou 30 jogadores para a partida, entre eles três brasileiros naturalizados: o zagueiro Luiz Felipe, o lateral-esquerdo Emerson Palmieri e o volante Jorginho.

Confira os 30 convocados por Mancini

Já Argentina, que não perde uma partida desde o dia 2 de julho de 2019 (2-0 para o Brasil pela semifinal da Copa América) e soma 31 jogos de invencibilidade (20 vitórias e 11 empates), teve 29 convocados pelo treinador Lionel Scaloni.

Confira os 29 jogadores convocados para o confronto

O zagueiro Marco Senesi, do Feyenoord, foi convocado pela primeira vez e também era de interesse da Itália, que queria a sua naturalização.

Na história, Itália e Argentina se enfrentaram 15 vezes: 6 vitórias dos italianos – 4 vitórias dos argentinos – 5 empates.

Foram 5 jogos de Copa do Mundo e 10 amistosos. O último duelo foi num amistoso em 2018, 2-0 para a Argentina.

Nos últimos 5 confrontos, os argentinos não perderam: 3 vitórias e 2 empates.

Troféu Artemio Franchi

Artemio Franchi, ex-presidente da UEFA
Artemio Franchi, ex-presidente da UEFA

Artemio Franchi foi um ex-presidente da UEFA (1972-1983), que morreu em um acidente automobilístico em 1983. Duas edições do troféu com o seu nome aconteceram: uma em 1985 e outra em 1993.

A primeira delas contou com a França (campeã da Eurocopa de 1984) e o Uruguai (campeão da Copa América de 1983). Jogando em Paris, a seleção europeia venceu por 2-0, gols de Rocheteau (5′) e Touré (56′).

Escalação da França: Joel Bats; Michel Bibard, Yvon Le Roux, Maxime Bossis e William Ayache; Alain Giresse, Luis Fernández, Michel Platini e Thierry Tusseau; José Touré e Dominique Rocheteau. Técnico: Henri Michel

Escalação do Uruguai: Rodolfo Rodríguez; Victor Diogo, Nelson Gutiérrez, Darío Pereyra e José Batista; Mario Saralegui, Miguel Bossio, Sérgio Santín e Venancio Ramos; Enzo Francescoli e Gustavo Dalto. Técnico: Omar Borrás

França campeã do Troféu Artemio Franchi em 1985
França campeã do Troféu Artemio Franchi em 1985

Também atuando em casa, a Argentina (campeã da Copa América de 1991) derrotou a Dinamarca (campeã da Eurocopa de 1992) nas penalidades (5-4) depois empate por 1-1 no tempo normal, gols de Caniggia (30′) e Craviotto, contra (12′).

Escalação da Argentina: Sergio Goycochea; Jorge Borelli, Nestor Craviotto, Sergio Vázquez e Ricardo Altamirano; Diego Simeone, Alejandro Mancuso, Diego Maradona e Leonardo Rodríguez; Gabriel Batistuta e Claudio Caniggia. Técnico: Alfio Basile

Escalação da Dinamarca: Peter Schmeichel; Jakob Kjeldbjerg, Lars Olsen, Torben Piechnik e Marc Rieper; Johnny Molby, Bjarne Goldbaek, Kim Vilfort e Henrik Larsen; Brian Laudrup e Lars Elstrup. Técnico: Richard Moller Nielsen

Maradona e Batistuta com o troféu Artemio Franchi

Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.