Conheça mais sobre as regras e a história do Handebol

O handebol é um esporte criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. A modalidade é coletiva, envolve passes de bola com as mãos – “hand” vem proveniente da palavra mão em inglês – e é praticada entre duas equipes. A atividade é comum em escolas, devido o aproveitamento das quadras de futebol de salão.

Pelas regras, os jogadores tentam marcar o gol com as mãos e somente o goleiro pode utilizar os pés para tocar na bola. O jogador movimenta a bola com as mãos por meio de passes até chegar à área do gol adversário, sendo permitidos somente três passos com a bola na mão, depois o jogador tem que passá-la ou arremessá-la. Ao goleiro é permitido também atuar como qualquer outro jogador, porém não poderá sair da sua área para conduzir a bola.

Cada equipe é formada por sete jogadores. A partida é composta de dois tempos de trinta minutos. Algumas situações, tais como: dar mais de três passos com a bola na mão, pisar na área do goleiro, arrancar a bola do adversário são consideradas como falta penalizada com tiro de sete metros.

A bola do handebol é feita de couro e para as equipes masculinas ela possui um diâmetro maior. Sendo assim, para homens ela tem 58,4 cm de circunferência e massa de 453,6 gramas. Já para mulheres, ela tem 56,4 cm de circunferência e massa de 368,5 gramas.

Desde sua criação, o esporte tal qual o conhecemos hoje sofreu algumas modificações. O local de jogo, por exemplo, era ao ar livre (em gramados) e os espaços eram menores. Agora, é executado em quadras fechadas de 40 por 20 metros. Além disso, no início o handebol era um jogo exclusivo para mulheres. Foi apenas mais tarde, com sua inclusão nos esportes olímpicos, que ele passou a ser jogado por ambos os sexos.

Outro fator que o diferencia de sua origem é pelo número de jogadores. Quando foi criado, ele continha um total de 22 jogadores, ou seja, 11 em cada equipe. Hoje o número foi reduzido para 14 no total (7 jogadores em cada equipe).

Ao longo tempo, o esporte se espalhou pelo mundo e atualmente se encontra em diversos países, em campeonatos à nível nacional e internacional – merece destaque o Campeonato Mundial de Handebol nas categorias feminina e masculina. Mas foi apenas em 1999, que a modalidade teve um órgão máximo para se responsabilizar pelo esporte à nível mundial: a Federação Internacional de Handebol, que tem sua sede na Basileia, Suíça.

No Brasil, o handebol passou a ser reconhecido a partir dos anos 30. Em 1940, foi fundada em São Paulo a Federação Paulista de Handebol, importante passo para a consolidação do esporte no país. Em nível nacional, demorou para o Brasil ter um órgão para cuidar do esporte nacionalmente: foi em 1979, com a criação da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), com sede na cidade de Aracaju-SE.

A seleção brasileira de handebol não é uma potência na modalidade, porém conquistou alguns títulos importantes nas categorias masculinas e femininas. Entre os principais dos homens, três títulos dos Jogos Pan-Americanos. Neste mesmo torneio, as mulheres conquistaram cinco, porém o troféu mundial erguido por elas em 2013, ainda é o maior resultado do esporte no país.

handebol
Seleção Feminina de Handebol comemorando o título mundial em 2013 (Foto: Reprodução)

Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.