Betmais na Copa: 2002

Pela primeira vez uma Copa do Mundo não acontecia na Europa ou Américas. Desta vez, a série “Betmais na Copa” desembarca no Mundial de 2002, no qual o Brasil conquistou a taça pela quinta vez.

Copa do Mundo de 2002
Copa do Mundo de 2002

Copa de 2002 – Todo mundo tenta, mas só o Brasil é penta

Brasil campeão Copa do Mundo 2002 (Foto: CBF)
Brasil campeão Copa do Mundo 2002 (Foto: CBF)

A competição aconteceu na Coreia do Sul e no Japão. Com isso, as duas seleções, por serem sedes, já estavam classificadas – assim como a França, atual campeã. Assim, foi a primeira vez que três países estavam garantidos automaticamente para a Copa do Mundo. Foi também a última vez que o atual detentor do troféu não necessitava de jogar as eliminatórias.

Como curiosidade, a Eurocopa de 2000 também foi sediada por duas nações: Holanda e Bélgica (a França foi campeã).

O Brasil

Depois de perder a Copa do Mundo de 1998, Zagallo deixou o comando da seleção e foi substituído por Vanderlei Luxemburgo. Em 1999, o Brasil venceu a Copa América de forma convincente.

Em 2000, Luxemburgo não resistiu à fracassada campanha nos Jogos Olímpicos de Sydney, quando caiu nas quartas de final para Camarões. Na Copa das Confederações de 2001, Emerson Leão era o técnico, mas também foi demitido após campanha abaixo do esperado.

Enfim, Luiz Felipe Scolari assumiu. Logo de cara, eliminação histórica para Honduras na Copa América de 2001. Aos trancos e barrancos o Brasil conseguiu sua classificação na última rodada das Eliminatórias.

Pensando em renovação, o treinador construiu a famosa “Família Scolari” ao convocar jogadores de sua confiança e que não tinham tanto apreço dos torcedores. Nomes como Anderson Polga, Ricardinho, Kléberson e Gilberto Silva foram chamados. Estrelas como Zé Roberto, Djalminha, Romário e Alex foram preteridas.

A principal ausência foi a de Romário. Depois que o jogador pediu dispensa da Copa América de 2001, não foi mais convocado. Isso porque, alegando que faria um tratamento no olho, o camisa nove atuou mesmo assim num jogo do Vasco em uma excursão no México.

Depois do episódio, Romário chorou em entrevista coletiva e pediu desculpas, mas nada que o recolocasse no grupo que iria para a Copa do Mundo – Luizão foi o seu substituto e foi fundamental em alguns momentos no Mundial.

Os convocados 23 por Felipão foram: Marcos (Palmeiras), Cafu (Roma), Lúcio (Bayer Leverkusen), Roque Júnior (Milan), Edmílson (Lyon), Roberto Carlos (Real Madrid), Ricardinho (Corinthians), Gilberto Silva (Atlético-MG), Ronaldo (Inter de Milão), Rivaldo (Barcelona), Ronaldinho Gaúcho (PSG), Dida (Corinthians), Belletti (São Paulo), Anderson Polga (Grêmio), Kléberson (Athletico-PR), Júnior (Parma), Denílson (Betis), Vampeta (Corinthians), Juninho Paulista (Flamengo), Edilson (Cruzeiro), Luizão (Grêmio), Rogério Ceni (São Paulo) e Kaká (São Paulo).

Time-base: Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson e Roberto Carlos; Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo.

Os grupos

Alemanha, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e Japão foram os cabeças de chave.

Grupo A: Dinamarca (7 pontos) – Senegal (5) – Uruguai (2) – França (1)
Grupo B: Espanha (9) – Paraguai (4) – África do Sul (4) – Eslovênia (0)
Grupo C: Brasil (9) – Turquia (4) – Costa Rica (4) – China (0)
Grupo D: Coreia do Sul (7) – Estados Unidos (4) – Portugal (3) – Polônia (3)
Grupo E: Alemanha (7) – Irlanda (5) – Camarões (4) – Arábia Saudita (0)
Grupo F: Suécia (5) – Inglaterra (5) – Argentina (4) – Nigéria (1)
Grupo G: México (7) – Itália (4) – Croácia (3) – Equador (3)
Grupo H: Japão (7) – Bélgica (5) – Rússia (3) – Tunísia (1)

O Brasil, logo na estreia, teve grandes dificuldades para vencer a Turquia por 2-1, que tinha como base o Galatasaray campeão da Copa da UEFA de 1999/2000. A seleção comandada por Luiz Felipe Scolari contou com ajuda da arbitragem para sair vitoriosa.

Os turcos saíram na frente, mas o Brasil virou com Ronaldo (50′) e Rivaldo (87′) em pênalti polêmico sofrido por Luizão (a falta foi fora da área, na meia-lua, mas o árbitro sul-coreano Kim Young-Joo viu penalidade e ainda expulsou Alpay).

Contraste da estreia e contra a China, estreante em Copas, o Brasil passou fácil com o placar de 4-0, gols de Roberto Carlos (15′), Rivaldo (32′), Ronaldinho Gaúcho (45′) e Ronaldo (55′).

Contra a Costa Rica, no fechamento da chave, mais uma vitória tranquila, agora por 5-2, com tentos de Ronaldo (10′ e 13′), Edmílson (38′), Rivaldo (62′) e Júnior (64′).

Brasil 2-1 Turquia Copa do Mundo 2002

Oitavas de final

Alemanha 1-0 Paraguai
México 0-2 Estados Unidos
Espanha (3) 1-1 (2) Irlanda
Coreia do Sul 2-1 Itália (prorrogação)
Dinamarca 0-3 Inglaterra
Brasil 2-0 Bélgica
Suécia 1-2 Senegal (prorrogação)
Japão 0-1 Turquia

Toda a primeira fase do Brasil foi na Coreia do Sul. O jogo contra a Bélgica foi realizado no Japão, em Kobe. Os belgas se classificaram à fase depois de dois empates (Japão e Tunísia) e uma vitória (Rússia).

E mais uma vez o Brasil contou com ajuda da arbitragem. Aos 35′, Marc Wilmots, um dos principais nomes belgas à época, subiu de cabeça e mandou para as redes do goleiro Marcos. O juiz jamaicano Peter Prendergast viu falta (inexistente) em cima de Roque Júnior.

A Seleção só conseguiu abrir o placar no segundo tempo, aos 67′, em um lindo gol de Rivaldo. Mesmo atrás no marcador, a Bélgica continuava chegando à meta brasileira. Mas quem marcou foi o Brasil, agora com Ronaldo, aos 87′.

Brasil 2-0 Bélgica Copa do Mundo 2002

Quartas de final

Alemanha 1-0 Estados Unidos
Espanha (3) 0-0 (5) Coreia do Sul
Inglaterra 1-2 Brasil
Senegal 0-1 Turquia (prorrogação)

Outra pedreira para o Brasil. A Inglaterra se classificou em segundo no grupo F, que tinha Suécia, Nigéria e Argentina. Os ingleses venceram os argentinos por 1-0 e empataram com Suécia (1-1) e Nigéria (0-0). Nas oitavas, fizeram 3-0 na Dinamarca.

O Brasil queria manter os 100% de aproveitamento e começou melhor o jogo. Entretanto, saiu atrás no marcador após Michael Owen abriu o marcador aos 23′.

Pouco antes do intervalo, Ronaldinho Gaúcho arrancou com a bola e serviu Rivaldo. 1-1, aos 47′. O lance marcante do confronto veio aos 50′. Ronaldinho Gaúcho cobrou do lado direito e a bola foi por cima de David Seaman. A jogada até hoje rende a dúvida se o camisa 11 queria mesmo chutar ou cruzar a bola.

Ainda deu tempo para o “Bruxo” ser expulso. A Inglaterra, em vantagem numérica, pressionou mas não conseguiu igualar o placar.

Brasil 2-1 Inglaterra Copa do Mundo 2002

Semifinais

Alemanha 1-0 Coreia do Sul
Brasil 1-0 Turquia

Depois de vender caro a derrota na estreia, a Turquia queria novamente dificultar a vida do Brasil. E conseguiu. Depois de ficar 48 anos ausentes de Copas do Mundo, os turcos mostravam um excelente futebol em 2002 e poderiam sonhar mais alto se não enfrentassem os brasileiros novamente. Por fim, acabaram com a honrosa terceira colocação.

No grupo C, a Turquia, depois de perder para o Brasil, empatou com a Costa Rica (1-1) e venceu a China (3-0). Nas oitavas, derrotou o Japão por 1-0, mesmo placar diante do Senegal, uma das sensações da Copa, nas quartas, mas com o tento sendo marcado na prorrogação.

Depois de perdermos o primeiro jogo para o Brasil, estávamos preparados para incidentes como aquele com Rivaldo. Analisamos aquele primeiro jogo para saber como proceder no segundo.

Yıldıray Baştürk, meia da Turquia em 2002

Sem Ronaldinho Gaúcho, suspenso (Edilson foi o seu substituto), o Brasil, sem surpresa, enfrentou um adversário árduo. O goleiro Rustu, grande destaque da Copa, fechou o gol e somente um lance genial seria capaz de balançar as redes do arqueiro. E foi o que aconteceu.

Ronaldo, que dias antes fez o corte de cabelo que foi sucesso à época (estilo Cascão), recebeu passe de Gilberto Silva, arrancou e tocou de bico na saída de Rustu, o melhor em campo. A bola caprichosamente bateu no barbante lateral da meta, aos 49′.

Aquele jogo foi bem difícil. Eu tive um primeiro tempo com poucas ocasiões. O time sofrendo até a pressão da Turquia. E logo no segundo tempo o time começou a crescer e no final eu tive a sorte de, em uma jogada individual, pegar e levar até a grande área e dar um biquinho na bola e ela foi no cantinho. Fiz o gol da vitória. Mas esse jogo pra mim foi e vai ser inesquecível.

Ronaldo

Final, 1-0. O suficiente para o Brasil disputar a sua terceira final de Copa do Mundo seguida, depois de 1994 e 1998.

Brasil 1-0 Turquia Copa do Mundo 2002

Final

Alemanha 0-2 Brasil

O palco era em Yokohama. A Alemanha, treinada por Rudi Voller, chegava com maior favoritismo à decisão, mesmo depois de passar pelas oitavas, quartas e semifinais com placares magros de 1-0 diante do Paraguai, Estados Unidos e Coreia do Sul, respectivamente.

No Grupo E, a Alemanha estreou com goleada de 8-0 sobre a Arábia Saudita, com hat-trick de Miroslav Klose, maior artilheiro de todas as Copas do Mundo com 15 gols. Na sequência, empate com a Irlanda (1-1) e vitória sobre Camarões (2-0).

Antes da bola rolar, o goleiro Oliver Kahn foi eleito o melhor jogador da edição do Mundial – decisão extremamente contestada. Isso porque, do outro lado, Ronaldo fez a diferença ao longo de toda a Copa e na final não foi diferente. O camisa 9 fez dois gols (67′ e 79′), o primeiro com falha de Kahn, e sacramentou o pentacampeonato para o Brasil.

Todo mundo tenta, mas só a seleção brasileira é penta!

Brasil 2-0 Alemanha Copa do Mundo 2002

Você sabia?

  • 11 segundos foram o suficiente para Hakan Sukur marcar contra a Coreia do Sul, na vitória da Turquia por 3-2 na disputa do terceiro lugar da Copa. É até hoje o gol mais rápido da história dos Mundiais.
  • A Coreia do Sul, com a ajuda da arbitragem, diga-se, eliminou a Itália nas quartas de final. O gol de ouro que classificou os asiáticos foi marcado por Ahn, que atuava pelo Perugia, time italiano. O feito foi o suficiente para que ele fosse demitido do clube.
  • A Itália, por sinal, teve cinco gols anulados na Copa do Mundo, um deles diante da Coreia do Sul, erroneamente.
  • A França, que defendia o título de 1998, não venceu nenhum dos seus três jogos no Grupo A. Somou um empate (Uruguai) e duas derrotas (Senegal e Dinamarca) e foi eliminada sem ter marcado um gol sequer.
  • Foi o primeiro encontro entre Brasil e Alemanha em Copas do Mundo (o outro sabemos qual foi…). Em 1974 a Seleção enfrentou a Alemanha Oriental, mas o resultado não foi incorporado pela Alemanha em 1990, quando houve a reunificação do país.

Estatísticas

Times: 32
Jogos: 64
Número de gols: 161
Média de gols: 2,5
Melhor ataque: Brasil (18 gols)
Melhor defesa: Argentina (2 gols)
Pior ataque: França, China e Arábia Saudita (0 gol)
Pior defesa: Arábia Saudita (12 gols)
Artilheiro: Ronaldo (Brasil – 8 gols em 7 jogos)

Seleção da Copa do Mundo 1938 (segundo a FIFA): Kahn (Alemanha); Ferdinand (Inglaterra), Hong Myung Bo (Coreia do Sul), Fadiga (Senegal), Cafu (Brasil), Alpay (Turquia), Hasan Sas (Turquia), Ballack (Alemanha), Ronaldinho Gaúcho (Brasil), Rivaldo (Brasil) e Ronaldo (Brasil).

Ronaldo, artilheiro da Copa do Mundo 2002 (Foto: revista Veja)
Ronaldo, artilheiro da Copa do Mundo 2002 (Foto: revista Veja)



Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.