Montar sua estratégia de aposta em cima dos gigantes europeus pode ser sim uma boa ideia! O CIES Football Observatory fez uma análise mostrando que times com elencos com mais longevidade, costumam ter melhores resultados. A prova disto está na pesquisa do instituto, onde coloca Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique entre as equipes mais estáveis das principais ligas da Europa – coincidentemente, os clubes que mais dominam o futebol na atualidade.
De acordo com o estudo, os jogadores utilizados por esses times estão, em média, há 5,84 anos no Real Madrid, 5,36 no Barcelona e 5,26 no Bayern de Munique. Entre as cinco principais ligas da Europa, o Atlético de Madrid aparece na sequência, com média de 4,17 anos, seguido pelo Tottenham, com 3,89 anos.
Talvez isso resuma um pouco dos resultados nos últimos anos: os merengues conseguiram quatro troféus da Champions League; catalães e bávaros dominaram ligas e copas internas em seus países. Os próprios colchoneros, clube que não era acostumado com títulos, venceu La Liga, Europa League e chegou até mesmo em duas finais de Champions League. O Tottenham que fugiria à regra de troféus vencidos, se consolidou no top4 da Premier League, resultado expressivo para um clube com reputação abaixo dos gigantes (e milionários) ingleses.
Se ainda pegarmos o restante das equipes que completam o top10 dos que menos trocam de atletas, vemos clubes que normalmente fazem boas temporadas como Napoli, Manchester United e até mesmo o Bournemouth, time que subiu à primeira divisão há poucos anos e se mantém firme na elite, até mesmo com boas posições de meio de tabela.
Já fora da elite europeia, destacam-se, por exemplo, equipes como Viktoria Plzen, com 4,28 anos de média de jogadores utilizados e Celtic, com 4,25. Ambos são amplamente dominantes em suas ligas locais, mostrando que a pesquisa serve não apenas para os principais campeonatos.
Se por um lado o estudo mostra que elencos com mais longevidade, tem mais chance de sucesso, a alta rotatividade de jogadores dos clubes pode dificultar. O top5 é formado por Parma (0,65), Caen (0,74), o Frosinone (0,75), o Huesca (0,81) e o Bologna (0,90). Tirando o Parma, que passou por um processo de falência, todas as equipes normalmente estão brigando pela parte mais baixa da tabela de suas ligas.
Há exceções, como o Mônaco (1,23) e Sevilla (1,25), clubes com alta rotatividade de jogadores que conseguem ainda sim se destacar. Ambos os times são conhecidos por serem ótimos vendedores. A diretoria de cada equipe mostra uma grande competência de vender seus atletas por altos valores e recontratar um outro para o lugar, mantendo o bom nível de seus elencos – mas ainda sim existe instabilidades.
Então, qual a moral disso tudo? Times com baixa rotatividade de jogadores em seus elencos são mais propícios a ter melhores resultados. Sim. Esta é uma grande dica para você montar sua estratégia de aposta. Fique sempre atento nestes pequenos detalhes, pois eles podem te ajudar na hora de investir o seu dinheiro aqui no BetMais!
Os 20 clubes mais estáveis das cinco principais ligas europeias:
Os 20 clubes menos estáveis das cinco principais ligas europeias:
Os 20 clubes mais estáveis fora das cinco principais ligas:
Os 20 clubes menos estáveis fora das cinco principais ligas:
Saiba mais: Queroapostar | Apostar online | Apostas online futebol