Betmais Artigos Estudo mostra que elencos com pouca rotatividade tem resultados melhores
Artigos

Estudo mostra que elencos com pouca rotatividade tem resultados melhores

Montar sua estratégia de aposta em cima dos gigantes europeus pode ser sim uma boa ideia! O CIES Football Observatory fez uma análise mostrando que times com elencos com mais longevidade, costumam ter melhores resultados. A prova disto está na pesquisa do instituto, onde coloca Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique entre as equipes mais estáveis das principais ligas da Europa – coincidentemente, os clubes que mais dominam o futebol na atualidade.

De acordo com o estudo, os jogadores utilizados por esses times estão, em média, há 5,84 anos no Real Madrid, 5,36 no Barcelona e 5,26 no Bayern de Munique. Entre as cinco principais ligas da Europa, o Atlético de Madrid aparece na sequência, com média de 4,17 anos, seguido pelo Tottenham, com 3,89 anos.

Talvez isso resuma um pouco dos resultados nos últimos anos: os merengues conseguiram quatro troféus da Champions League; catalães e bávaros dominaram ligas e copas internas em seus países. Os próprios colchoneros, clube que não era acostumado com títulos, venceu La Liga, Europa League e chegou até mesmo em duas finais de Champions League. O Tottenham que fugiria à regra de troféus vencidos, se consolidou no top4 da Premier League, resultado expressivo para um clube com reputação abaixo dos gigantes (e milionários) ingleses.

Se ainda pegarmos o restante das equipes que completam o top10 dos que menos trocam de atletas, vemos clubes que normalmente fazem boas temporadas como Napoli, Manchester United e até mesmo o Bournemouth, time que subiu à primeira divisão há poucos anos e se mantém firme na elite, até mesmo com boas posições de meio de tabela.

Já fora da elite europeia, destacam-se, por exemplo, equipes como Viktoria Plzen, com 4,28 anos de média de jogadores utilizados e Celtic, com 4,25. Ambos são amplamente dominantes em suas ligas locais, mostrando que a pesquisa serve não apenas para os principais campeonatos.

Se por um lado o estudo mostra que elencos com mais longevidade, tem mais chance de sucesso, a alta rotatividade de jogadores dos clubes pode dificultar. O top5 é formado por Parma (0,65), Caen (0,74), o Frosinone (0,75), o Huesca (0,81) e o Bologna (0,90). Tirando o Parma, que passou por um processo de falência, todas as equipes normalmente estão brigando pela parte mais baixa da tabela de suas ligas.

Há exceções, como o Mônaco (1,23) e Sevilla (1,25), clubes com alta rotatividade de jogadores que conseguem ainda sim se destacar. Ambos os times são conhecidos por serem ótimos vendedores. A diretoria de cada equipe mostra uma grande competência de vender seus atletas por altos valores e recontratar um outro para o lugar, mantendo o bom nível de seus elencos – mas ainda sim existe instabilidades.

Então, qual a moral disso tudo? Times com baixa rotatividade de jogadores em seus elencos são mais propícios a ter melhores resultados. Sim. Esta é uma grande dica para você montar sua estratégia de aposta. Fique sempre atento nestes pequenos detalhes, pois eles podem te ajudar na hora de investir o seu dinheiro aqui no BetMais!

Os 20 clubes mais estáveis das cinco principais ligas europeias:

tabela1

Os 20 clubes menos estáveis das cinco principais ligas europeias:

Os 20 clubes mais estáveis fora das cinco principais ligas:

Os 20 clubes menos estáveis fora das cinco principais ligas:

Saiba mais: Queroapostar | Apostar online | Apostas online futebol

Sair da versão mobile