Esporte coletivo: conheça mais sobre o beisebol
Popular nos Estados Unidos, o beisebol é um esporte coletivo, dividido em dois times que ocupam posições de ataque e defesa, praticado com uma bola e um taco. Sua prática exige muito treinamento dos jogadores, principalmente nos atributos de agilidade, condicionamento físico e precisão.
Não se sabe bem desde quando surgiu a modalidade, havendo já alguns relatos desde o século XIV em alguns documentos, de jogos parecidos com o beisebol atual. Porém, oficialmente, o nascimento do esporte aconteceu no ano de 1839, pelo criador norte-americano Abner Doubleday, em Nova York.
Mas foi apenas em 1845 que a modalidade começou a se profissionalizar: o americano Alexander Cartwright fez as primeiras regras do jogo, para no ano seguinte o esporte ter seu primeiro jogo oficial, realizado também em Nova York. À partir daí a evolução no esporte só avançou. No começo do século XX é que os Estados Unidos criaram suas ligas que foram o embrião para a Major League Baseball (MLB), atual torneio mais importante do beisebol mundial.

Fundamentos
O esporte consiste em marcar pontos (runs). O campo é um semicírculo, com um quadrado inserido. As bases ficam posicionadas nos pontos de encontro entre o quadrado e o semicírculo. Cada uma das duas equipes possui 9 jogadores e de maneira alternada, os times atacam e defendem.
O objetivo básico do beisebol é simplesmente acertar a bola lançada pelo arremessador com um taco – normalmente o mais longe possível e corretamente, dentro dos limites do campo. Se o rebatedor conseguir mandar a bola para longe, sua 2ª etapa no jogo é correr pelas quatro bases que estão no campo, até chegar à última e pontuar para sua equipe.
Resumindo: o pintcher (lançador) deve arremessar (em três chances) a bola, passando pelo runner (rebatedor). Atrás deste fica o apanhador, da mesma equipe do arremessador, chamado de catcher. O rebatedor deve acertar a bola, jogando-a para longe, e correr para as bases.
Quando a bola é jogada para fora do estádio, fato que acontece poucas vezes em função da dificuldade, é considerado o “home run” e vale um ponto. Os interceptadores do time adversário (fielders) devem pegar a bola e jogar na direção das bases para os jogadores de sua equipe, para evitar o progresso do batedor. Caso o batedor consiga percorrer todas as bases, o ponto é computado.
Equipes e jogadores
Usando como parâmetro a principal liga de beisebol (MLB), as equipes costumam ser compostas de 25 jogadores, mais o staff, o manager e os seus assistentes que são os treinadores, tendo cada um as suas funções.
Nestes 25 atletas dividimos: 8 jogadores de defesa (recetor, defensores internos e externos), o arremessador inicial, 6 relief pitchers, sendo um deles um closer (arremessador extremamente eficaz que joga no final do jogo quando é preciso garantir a vitoria), 1 arremessador reserva, 2 defensores internos reservas, 2 defensores externos reservas, um rebatedor, recetor ou relief extra e um HP (jogador que rebate pelo pitcher).
Arremessador/Pitcher: É o principal jogador de uma equipe de beisebol. Sua função é arremessar a bola, com a intenção de que ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
Receptor/Catcher: Sua função é pegar as bolas que são arremessadas pelos lançadores, caso ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
Primeira-base/First baseman: Sua função é a de defesa da primeira base a ser percorrida e de cobertura das jogadas nela feitas.
Segunda-base/Second baseman: Sua função é ocupar a segunda base e executar, juntamente com o primeira base, uma jogada chamada double play.
Terceira-base/Third baseman: Sua função é ocupar a terceira e defendê-la, bem como cobrir as jogadas que podem ser feitas nela.
Interbases/shortstop: Ocupa os espaços entre a segunda e a terceira base. Sua função é a de cobrir a região da segunda base em caso de double play.
Campista esquerdo/Left fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo esquerdo.
Campista central/Center fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo central.
Campista direito/Right fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo direito.
Rebatedor/Hitter: É o responsável por rebater a bola lançada pelo arremessador.

No Brasil
No Brasil, o beisebol foi difundido principalmente por norte-americanos que residiam e trabalhavam no país, por volta do início do século XX, quando começou a ser praticado em São Paulo. Porém foi apenas em 1936, que ocorreu o primeiro campeonato brasileiro no país.
Já a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, órgão responsável pela organização de eventos da modalidade em nível nacional até os dias atuais, foi criada décadas depois, em 1990.
Atualmente, o beisebol brasileiro vem buscando espaço, com jogadores sendo contratados por times da MLB. Além disso, a Seleção Brasileira masculina conseguiu ir, pela primeira vez, ao World Baseball Classic, o mundial da modalidade, em 2013 e apesar da tentativa falha de voltar ao torneio em 2017, o Brasil mostra que o beisebol no país segue em evolução.

Direto ao ponto
Ganhe o dobro com Betmais
Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.