Os 6 Maiores jogos do Estádio do Maracanã

O Estádio Jornalista Mário Filho foi inaugurado para a Copa do Mundo de 1950 e está completando 72 anos de existência. Pensando nisso, listamos os 5 maiores jogos do Estádio do Maracanã.

O estádio foi construído para a Copa do Mundo de 1950, a primeira que o Brasil sediou. Na época da inauguração, o Maraca abrigava mais de 155 mil pessoas, o que o tornava o maior estádio do mundo.

O estádio localizado no Rio de Janeiro leva o nome de um rio localizado no bairro da Tijuca, o Rio Maracanã.

O nome oficial do estádio, Jornalista Mário Filho, é uma homenagem ao comunicador pernambucano Mário Filho, irmão do escritor Nelson Rodrigues.

Mário Filho é considerado um dos maiores jornalistas esportivos brasileiros e foi um dos responsáveis pela construção do Maracanã. No final dos anos 40, o então vereador Carlos Lacerda desejava construir um estádio em Jacarepaguá. Mas isso não aconteceu muito por esboço do comunicador.

Desde a sua inauguração, o estádio foi palco de muitos jogos históricos, duas finais de copas do mundo, finais da Libertadores da América, Jogos Olímpicos e outros eventos culturais muito importantes, como o Rock in Rio de 1991.

6 – Brasil 1 x 2 Uruguai – 16 de julho de 1950

A última partida da Copa de 50 foi jogada no Maracanã. Curiosamente, essa foi a única copa que não se teve uma final. Pelo regulamento, o campeão seria decidido em um quadrangular com os campeões de cada grupo.

Chegaram ao quadrangular final: Brasil, Espanha, Suécia e Uruguai. A seleção brasileira estava indo muito bem no estágio final, goleou a Suécia por 7 a 1 e a Espanha por 6 a 1, ambos os jogos no Maracanã.

A Copa do Mundo de 1950 foi o primeiro grande evento do Maracanã. O título acabou ficando para o Uruguai, de Ghggia, autor do gol da vitória

A partida final era contra o Uruguai e o empate dava o título da copa ao Brasil. Os brasileiros abriram o placar com Friaça, no início do segundo tempo, mas os uruguaios empataram a partida com Schiaffino aos 24 da etapa complementar.

O 1 a 1 ainda dava o troféu ao Brasil, mas aos 34 do segundo tempo Ghiggia fez os Uruguaios 2 a 1, o que deu o título aos nossos vizinhos.

O goleiro Barbosa foi o grande responsabilizado pela derrota e foi perseguido a vida toda por causa do resultado dessa partida.

Após o término da copa, a seleção aposentou o então uniforme branco e passou a utilizar a camisa amarela, uma das mais famosas em todo o mundo.

5 – Alemanha 1 x 0 Argentina – 13 de julho de 2014

64 anos depois da Copa de 50, o Brasil recebeu mais uma vez a maior competição de futebol do planeta, mas infelizmente a seleção também não levou a taça.

O Brasil chegou perto da grande final, mas tinha a Alemanha no meio do caminho, na semifinal. O triste episódio do 7 a 1 no Mineirão marcou, de forma negativa, a equipe liderada pelo técnico Felipão.

Após eliminar a seleção brasileira, a Alemanha levou a Copa de 2014, com um gol na prorrogação

Do outro lado da chave, Messi liderava a Argentina rumo ao tricampeonato da Copa do Mundo, era a chance de colocar fim ao incômodo jejum dos hermanos.

No Maracanã, a Argentina teve chances de inaugurar o placar, mas as finalizações de Messi e Higuaín não entraram. 

A partida foi para a prorrogação e um herói improvável saiu do banco de reservas para dar o quarto título aos alemães. Mario Gotze marcou o gol da vitória no segundo tempo da prorrogação para a alegria dos europeus.

Messi ainda iria voltar ao Maracanã para conseguir conquistar o primeiro título pela seleção, na Copa América de 2021. 

4 -Palmeiras 1 x 0 Santos – 30 de janeiro de 2021

Não poderia faltar na lista de maiores jogos do Estádio do Maracanã a vez que ele foi palco da grande final da Libertadores entre times do Brasil. A partida foi entre Palmeiras e Santos, valendo o título mais importante da América.

Como ocorrerá na edição anterior, a Libertadores seria decidida em jogo único, diferente de maneira que era antes, com o campeão sendo definido em dois jogos.

Na final da Libertadores de 2020, Breno Lopes marcou o gol do título para o Palmeiras

Em razão da pandemia de COVID-19, a Libertadores de 2020 foi interrompida durante a fase de grupos, o que adiou a final para o ano seguinte. E o palco da partida derradeira foi justamente o Maracanã.

O Santos surpreendeu e mesmo com um time limitado, chegou a decisão. E Palmeiras, com boas atuações e um elenco mais caro, tentava encerrar um jejum de 22 sem a conquista da Libertadores. E ela veio com um herói improvável.

Quando a partida já se encaminhava para a prorrogação, Breno Lopes, que tinha marcado o primeiro gol da carreira alguns dias antes, recebeu cruzamento de Rony e fez de cabeça, garantindo o terceiro título do Palmeiras.

Mesmo com a COVID-19, alguns torcedores estavam presentes no Maracanã e foram a loucura com o lance ocorrido aos 53 minutos do segundo tempo.

3 – Vasco 1 x 2 Santos – 19 de novembro de 1969

Ao longo dos 72 anos do Maraca, muitos craques do futebol desfilaram suas habilidades no gramado sagrado, mas um deles foi o melhor de todos os tempos. Edson Arantes, o Pelé fez o milésimo gol no Maracanã.

A partida contra o Vasco da Gama é um dos maiores jogos do Estádio do Maracanã pelo feito ocorrido aos 33 minutos do segundo tempo.

O gol número mil de Pelé foi marcado no Maracanã, contra o Vasco da Gama

O Rei foi derrubado na área e o juiz marcou penalidade máxima a favor do time da Vila Belmiro. Pelé bate no canto esquerdo do goleiro Andrada, que chega a tocar na bola, mas o gol de número mil acontece, para delírio de todo o estádio. 

A partida precisou ser interrompida pois os repórteres invadiram o gramado para entrevistar Pelé. 

Uma curiosidade é que toda a equipe do Santo ficou distante no momento da batida, isso foi para que ele pudesse comemorar do jeito que quisesse no momento. Mas o Rei admitiu que ficou preocupado com isso, pois se ocorresse um rebote, não teria ninguém do time para tentar marcar o gol. 

2 – Brasil 1 (5) x (4) 1 Alemanha – 20 de agosto de 2016

O Maracanã recebeu as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016 e também foi palco de uma das partidas mais importantes para a seleção brasileira de futebol.

O Brasil era campeão de tudo, mas faltava a tão sonhada medalha de ouro no futebol. Por muitas edições a seleção bateu na trave, mesmo tendo uma equipe recheada de talentos. 

Em 2016, liderados por Neymar, Thiago Silva e Weverton, o Brasil chegou a grande final olímpica, mesmo com atuações abaixo do esperado. O adversário era a Alemanha, a mesma que tirou os brasileiros da Copa de 2014. 

Neymar abriu o placar para a seleção, aos 26 minutos do primeiro tempo com uma bela cobrança de falta. O Maracanã vibrou e explodiu de emoção com o gol do camisa 10.

Faltava um título para a seleção brasileira e a medalha de ouro olímpica veio em 2016, no Maracanã

O Brasil tinha a vantagem no marcador até aos 14 minutos da etapa final, quando Maximilian Meyer empatou para os alemães, um verdadeiro balde de água fria no sonho do ouro brasileiro.

O empate permaneceu até o final da prorrogação. O ouro viria somente nos pênaltis.

Todas as cobranças foram convertidas, até que o goleiro Weverton conseguiu defender a batida de Petersen, o quarto alemão a bater. 

Neymar foi o encarregado de bater o quinto pênalti brasileiro. O camisa 10 foi para a batida e guardou, conquistando assim a primeira medalha de ouro olímpica no futebol. 

1 – Brasil 3 x 0 Espanha – 30 de junho de 2013

Um dos eventos preparatórios para a Copa do Mundo de 2014 foi a Copa das Confederações de 2013, ambas realizadas no Brasil e com finais no Estádio do Maracanã.

A  seleção fez um bom torneio, derrotando fortes equipes, como a Itália e Uruguai. No caminho para o título, estava a Espanha.

A Fúria, liderada por Andrés Iniesta, era a atual campeã mundial e jogava um futebol de qualidade e envolvente.

O Brasil não deu chances para a Espanha, na final da Copa das Confederações de 2013.

Mas o Brasil tinha uma grande vantagem, a torcida. O Maracanã estava lotado e cantou à capela o hino nacional antes da partida .

Com a bola rolando, quem dominou as ações ofensivas foi o Brasil. Logo no início da partida, Fred abriu o placar e fez os mais de 73 mil presentes festejarem.

Após um belo passe de Óscar, Neymar chutou forte, sem chances para o goleiro Casillas e fez Brasil 2 a 0, ainda no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, Fred fez mais um e deu números finais a partida. Brasil 3 x 0 Espanha.

Agora que você viu alguns dos maiores jogos do estádio do Maracanã, aposte no Betmais, em quem vai ser o campeão do Brasileirão, Libertadores e da Copa do Mundo. 

Veja um resumo do texto em formato de story


Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.