O MEO Rip Curl Pro Portugal, penúltima do Circuito Mundial de Surf, está com data programada para começar nesta sexta-feira (20). O evento pode ser determinante na disputa pelo troféu de campeão do mundo da temporada, que tem John John Florence liderando a classificação geral.
Matematicamente oito atletas ainda tem chances de título, porém apenas o havaiano tem a possibilidade de sair da etapa portuguesa como campeão do mundo. Coincidentemente, Peniche foi o evento em que Florence venceu no último ano e alcançou o topo do mundo pela primeira vez na carreira.
Para que o bicampeonato aconteça, o havaiano precisaria vencer a etapa e torcer para que o sul-africano Jordy Smith, segundo na classificação, não alcance as quartas de final. John John chegando na decisão e Smith caindo no máximo até a quinta rodada, também bastaria para o título.
O sul-africano é o único que parece com forças de tirar o título do havaiano. A diferença entre os dois na classificação é de apenas 2.300 pontos e é provável que a disputa para saber quem será o campeão do mundo de surf em 2017 seja adiada para a última etapa, em Pipeline, que acontecerá entre os dias 8 e 20 de dezembro.
Em terceiro no ranking do WCT, Gabriel Medina vem motivado da vitória em Hossegor, mas precisa de um milagre para alcançar o título mundial – o residente de Maresias se encontra a 9.150 pontos da liderança. Adriano de Souza em sétimo e Filipe Toledo em oitavo também tem chances matemáticas, porém precisariam de diversas combinações improváveis.
Lembrando que cada vencedor das etapas levam 10.000 pontos para a classificação, enquanto o vice leva 8.000 e os semifinalistas levam 6.500. Além disso, os dois piores resultados dos surfistas durante o ano são descartados.
Confira a classificação geral da luta pelo título do WCT:
1 John John Florence (HAV) – 49.900
2 Jordy Smith (AFR) – 47.660
3 Gabriel Medina (BRA) – 40.750
4 Owen Wright (AUS) – 39.850
5 Matt Wilkinson (AUS) – 38.200
6 Julian Wilson (AUS) – 37.700
7 Adriano de Souza (BRA) – 36.600
8 Filipe Toledo (BRA) – 34.950
Veja mais: Tenis ao vivo | Apostas esportivas | Bet Sport