Mudança no regulamento da Copa do Rei da Espanha faz zebra passear na competição
A Copa do Rei da Espanha passou por uma mudança no regulamento que já se mostrou um grande diferencial para esta temporada: o esquema de jogo único na casa da equipe de menor divisão já trouxe surpresas, com times de grande expressão dando adeus precoce ao torneio.
A principal zebra do 16-avos de final da copa espanhola aconteceu nesta quinta-feira, com o Atlético de Madrid caindo para o Cultural Leonesa, da 3ª divisão do país. Após arrancar o empate no fim do tempo normal, a equipe da casa celebrou a virada por 2 a 1 na prorrogação, sem se intimidar com o peso da camisa adversária.
E não foi só os colchoneros que passaram vergonha. Outros clubes da elite da Espanha também acabaram sendo eliminados por times de divisões inferiores nesta fase da competição. O Mirandés, da 2ª divisão, despachou o Celta também no tempo extra. Já o Eibar sucumbiu diante do Badajoz, da 3ª divisão. E você pensa que paramos por aqui? Não!
Apesar de ser um clube tradicional, o Rayo Vallecano, atualmente fazendo uma campanha mediana na 2ª divisão, passou pelo Bétis nos pênaltis, deixando mais um clube da elite pelo caminho no mata mata da Copa do Rei.
Os gigantes Real Madrid e Barcelona avançaram, mas também não tiveram vida fácil. O Unionistas de Salamanca, lutando para não cair na 3ª divisão, vendeu caro sua derrota para os merengues, que utilizou diversas estrelas no confronto, mas sofreu para construir o resultado de 3 a 1. Já o Barcelona precisou lutar até o último minuto para virar a partida contra o Ibiza, também da 3ª divisão. Griezmann salvou os catalães com dois gols, um deles aos 49 do 2º tempo.
A ideia de disputar apenas um jogo na casa do adversário da menor divisão, sem partida de volta, representa um alívio maior aos clubes grandes, que veem seu calendário menos congestionado. Porém, abre portas às zebras. Isso pode ser bom ao campeonato?
Se por um lado a Copa do Rei tem a chance de perder público com a queda precoce de times de maiores torcidas ao longo da competição, do outro vimos a competitividade do torneio aumentar.
Seria difícil imaginar que Zidane entraria com um time com suas principais estrelas com jogos ida e volta no campeonato. A escalação utilizada pelo técnico contra o Unionistas, cheia de astros e com alguns titulares, indicou a consideração dos oponentes e o respeito de Zizou ao adversário, mesmo dentro de uma outra realidade do futebol.
O novo regulamento deve mudar a relação das principais equipes da Espanha com a Copa do Rei. Os principais jogadores nem sempre deverão ser poupados e isso deve valorizar o torneio. Para os pequenos, fica a chance de jogar contra as principais estrelas do mundo, sem perder a chance de possível zebra no resultado – afinal, um dia ruim poderia comprometer a partida do favorito.
As oitavas de final da Copa do Rei acontecem neste próximo meio de semana, com horários ainda a serem definidos. Novamente em jogo único, equipes como Cultural Leonesa e Mirandés tentarão novamente surpreender clubes da elite, enfrentando Valência e Sevilla, respectivamente. Depois da fase de 16-avos, é possível sonhar mais alto!
Direto ao ponto
Ganhe o dobro com Betmais
Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.