Os 5 maiores campeões da NBA
A liga de basquete norte americana é a principal do mundo e reúne os melhores times e atletas da modalidade. Muitos times já ganharam o campeonato desde 1946, conheça agora os maiores campeões da NBA.
5 – San Antonio Spurs: 5 títulos
A equipe do Texas foi fundada em 1967 e já teve nomes diferentes. Ela começou como Dallas Chapahalls, depois Texas Chapahalls para então, em 1973, ser batizada de San Antonio Spurs.
Os Spurs sempre foram presença garantida nos playoffs da liga, são raras as vezes que a equipe de San Antonio não chegou às fases de mata-mata da NBA.
Apesar de aparições nas fases finais, a equipe só conseguiu o primeiro título em 1999. Liderados pelo técnico Gregg Popovich é o maior cestinha da história do clube, Tim Duncan, os Spurs bateram o New York Knicks.
Os Spurs voltaram a erguer o troféu de campeão em 2003, 2005 e 2007. Nos três primeiros títulos da equipe texana, o MVP das finais foi Tim Duncan. Apenas três jogadores conseguiram esse feito, Michael Jordan (6), LeBron James (4), Magic Johnson (3) e Shaquille O’Neal (3).
O último título da equipe, em 2014, ficou marcado pelo feito atingido pelo jogador Thiago Splitter. Até aquele ano, nenhum braisleiro tinha sido campeão da maior liga de basquete do mundo.
A casa do San Antonio Spurs é a arena AT&T Center, em San Antonio, com capacidade para quase 20 mil torcedores.
4 – Chicago Bulls: 6 títulos
O time do estado do Illinois, além de ser um dos maiores campeões da NBA, é também a equipe pela qual um dos maiores jogadores da história jogou, Michael Jordan.
Os Bulls foram fundados em 1966, mas só conseguiram chegar às grandes finais na década de 90. E também foi nos últimos anos do século passado que a equipe viveu seus anos de ouro.
Essa dinastia começou em 1984, não com uma conquista, mas sim uma contratação. No draft daquele ano, a equipe recrutou um jovem promissor da Universidade da Carolina do Norte, Michael Jordan. O camisa 23 foi selecionado na terceira escolha daquele ano.
Jordan foi peça chave na equipe do Bulls, o elenco foi construido em volta dele. Logo no primeiro ano, o time voltou ao mata-mata e MJ foi escolhido como o novato do ano.
Nos anos seguintes, Michael Jordan continuava jogando em um alto nível, marcando muitos pontos e ajudando os Bulls. Foi então que em 1991 a equipe chegou a final da NBA, para jogar contra o Lakers de Magic Johnson. Melhor para Jordan e companhia.
Em 92 e 93 também deu Bulls. Após o terceiro título, Jordan anunciou que estava deixando as quadras e o Chicago sentiu a falta do camisa e não conseguiu jogar no mesmo patamar.
Mas Michael Jordan voltou na temporada 1995/96 e comandou os Bulls em mais três títulos seguidos, 96, 97 e 98. Com 6 conquistas na mesma década, a equipe de Chicago é considerada uma das melhores da história.
A casa do Chicago Bulls é a arena United Center, com capacidade para 20 mil pessoas.
3 – Golden State Warriors: 7 títulos
Fundado em 1946, na cidade da Filadélfia, os Warriors foram os primeiros campeões da história da NBA, em 1947. No início dos anos 60, quando já era bi campeão da liga, a equipe foi comprada e se mudou para a região de San Francisco, na Califórnia.
Após a mudança, a equipe foi batizada de San Francisco Warriors e somente em 1971 que o time passou a se chamar Golden State Warriors. E não demorou muito para a equipe voltar a ser campeã da liga, em 1975 eles voltaram a vencer.

Mas depois disso, foram muitos anos para o time voltar a ser campeão.
A sorte do time passou a mudar em 2009, quando no draft daquele ano escolheram o armador Stephen Curry, que é o astro do time até hoje. O primeiro título veio em 2015, quando derrotaram o Cleveland Cavaliers, de LeBron James.
Os Warriors vem dominando a liga nos últimos anos. Desde 2015, chegaram a 6 finais, sendo 5 seguidas e perdendo apenas duas vezes.
A equipe teve uma grande rivalidade com os Cavaliers, de LeBron James, entre 2015 e 2018, sendo 3 títulos para Curry e companhia e apenas um para o time de Cleveland.
O título mais recente dos Warriors veio agora em 2022, quando bateram o Boston Celtics por 4 vitórias a dois e Curry foi eleito o MVP das finais.
A casa do Golden State Warriors é a arena Chase Center, localizada em San Francisco e que costuma ter os 18 mil lugares ocupados quando Curry está em ação.
2 – Los Angeles Lakers: 17 títulos
Empatados com 17 canecos, Lakers e Celtics são os maiores campeões da NBA. A equipe de Los Angeles aparece na segunda colocação da lista, pois só alcançou o 17º título em 2012 e a equipe de Boston teve a conquista em 2008.
Dadas as explicações vamos falar dos Lakers. A equipe foi fundada em 1947, em Minnesota e tinha o nome de Minneapolis Lakers. Enquanto jogavam no norte dos EUA, a equipe foi a primeira grande dominante da NBA. Foram 6 títulos entre 1949 e 1954.

Em 1960, após 5 anos de pouco público em Minneapolis, os Lakers se mudaram para a Califórnia, onde estão até hoje. E não demorou muito para voltarem às finais, já em 62 disputaram o título contra os Celtics, mas perderam.
O feito se repetiu outras 6 vezes: 63, 65, 66, 68, 69 e 70. Nas 5 primeiras foram derrotados pelo mesmo Boston Celtics e na última pelo New York Knicks.
A equipe voltou ao primeiro lugar da NBA em 1972, quando derrotou os Knicks. Os Lakers voltam a ter uma grande fase nos anos 80, liderados por duas lendas da NBA, Kareem Abdul Jabbar e Magic Johnson. Nos anos 80, a equipe chegou a 7 finais e levou 5 troféus.
Com a saída de Jabbar e Magic, no início dos anos 90, o time teve um período de secas. Mas a fase melhorou nos anos 2000, quando grandes jogadores vestiram as cores da equipe. Kobe Bryant e Shaquille O’Neal ajudaram a equipe a ganhar 3 títulos.
A equipe ainda ganhou mais três títulos, em 2009 e 2010. O último, em 2020, Lebron James comandou os Lakers na vitória contra o Miami Heat.
O Los Angeles Lakers mandam seus jogos na Crypto.com Arena, para 19 mil pessoas.
1 – Boston Celtics: 17 títulos
Fundado em 1946, o time de Boston é o maior campeão da NBA com 17 títulos. A equipe homenageia a grande população irlandesa presente na cidade do estado de Massachusetts.
Boa parte dos 17 títulos da equipe foram conquistados entre 1957 e 1969. No intervalo de 13 anos, os Celtis levaram o título 11 vezes. Foram 8 títulos seguidos, de 59 a 66 e a equipe de Boston chegou às finais em 12 oportunidades, uma verdadeira dinastia verde na NBA.
Os Celtics ainda levaram mais dois títulos na década de 70, em 74 e 76, e foi em 79 que o time de Boston adquiriu um dos maiores jogadores de todos os tempos, Larry Bird.
O jogador tinha muito talento, mas mesmo dando arremesso e passes perfeitos, a imprensa via com desconfiança o novato de Indiana, muitos o consideravam um jogador lento e sem condições de jogar na NBA.
Bird jogou de 1979 a 1992, marcou 21.791 pontos e conquistou 3 vezes o título da NBA, foi o melhor da temporada regular 3 anos seguidos, o MVP das finais em dois anos e ainda escolhido o melhor novato da liga. Todos os feitos jogando pelo Boston Celtics.
Após o 16º da equipe, em 1986, os Celtics tiveram anos de seca e só voltaram às finais em 2008, quando liderados por Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen, venceram o título de número 17.

Depois da saída dos 3 líderes da equipe, em 2013, os Celtics nunca mais venceram a NBA. Até chegaram às finais de 2022, mas foram derrotados pelos Warriors de Curry.
A casa do Boston Celtics é a TD Garden Arena, com capacidade de 20 mil torcedores.
Direto ao ponto
Ganhe o dobro com Betmais
Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.