Os 9 maiores campeões do Brasileirão
O campeonato brasileiro de futebol é a principal competição profissional do país e atualmente reúne 20 clubes disputando o troféu mais importante do Brasil. Veja a lista dos maiores campeões do Brasileirão.
O Brasileirão teve vários formatos de competição, em mais de 60 anos de disputa. O campeonato brasileiro teve início no final da década de 50, quando a CBD, Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF), percebeu que precisava de um competição nacional que trouxesse retorno financeiros para clubes, federações e para a CBD.
Em 1959 aconteceu a primeira edição do Brasileirão, com o nome de Taça Brasil. O grande vencedor da competição foi o Bahia, vencendo o Santos de Pelé por 3 a 1 no jogo de desempate.
Várias fórmulas de disputas foram utilizadas, indo do mata-mata para o atual sistema de pontos corridos, em vigor desde 2003.
Um grande motivo de discussão entre os torcedores é justamente sobre a contagem de títulos, então para essa lista usamos todas as competições desde 1959, assim como a CBF faz desde 2010.
Veja agora os 9 maiores campeões do Brasileirão!
9 – Internacional: 3 títulos (1975, 76 e 79)
A lista de maiores campeões do Brasileirão começa no Sul do Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul.
O Sport Club Internacional foi fundado em 1909, na cidade de Porto Alegre. Desde então, grandes craques vestiram as cores do clube, talvez o maior deles tenha sido Paulo Roberto Falcão, atuando entre 1973 e 1980.
Nos 3 títulos brasileiros conquistados pelo Colorado, Falcão estava presente, liderando a equipe que marcou época nos anos 70. E o título de 79 foi conquistado de forma invicta, algo que nunca mais aconteceu no Brasileirão.
O Inter voltou a ter sucesso no início dos anos 2000, com a conquista da Libertadores e do Mundial de Clube de 2006. O título mundial veio em cima do poderoso Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho.
Nas conquistas, o Colorado tinha grandes jogadores no elenco, como Fernandão, índio, Kleber e Alexandre Pato.
O Internacional, que voltou a conquistar a América em 2010, manda seus jogos no Gigante da Beira Rio, com capacidade para quase 51 mil pessoas.
8 – Cruzeiro: 4 títulos (1966, 2003, 13 e 14)
Fundado em Belo Horizonte, em 1921, a equipe teve como primeiro nome Palestra Itália. A mudança para Cruzeiro foi feita em 1942, pois o Governo Federal proibiu nomes ligados à Alemanha, Itália e Japão, devido à Segunda Guerra Mundial.
O nome Cruzeiro faz referência a constelação do Cruzeiro do Sul. E assim como as estrelas, a equipe brilhou muito e é considerada uma das maiores do Brasil.
Um dos maiores jogadores da história do futebol foi Tostão, campeão da Copa do Mundo de 1970 e que marcou época jogando no Cruzeiro. Ele fez parte do time que conquistou o Brasileirão em 1966.
O Campeonato Brasileiro mudou para o formato de pontos corridos em 2003, e o Cruzeiro foi o campeão com a melhor campanha brilhante. Foram 100 pontos conquistados e 102 gols marcados por Alex e companhia. No mesmo ano a Raposa ainda conquistou a Copa do Brasil.
Em 2013 e 14, mais uma vez o Cruzeiro Esporte Clube montou um grande time e liderados por Ricardo Goulart, Everton Ribeiro, William e Fábio, conquistaram duas vezes o Brasileirão.
Além dos 4 brasileiros, a equipe que revelou Ronaldo Fenômeno conquistou duas Libertadores e 6 Copas do Brasil. A casa do Cruzeiro é o Mineirão, com capacidade para 62 mil cruzeirenses.
Apesar de ser um dos maiores campeões do Brasileirão, o Cruzeiro passa por um período difícil e tenta se reerguer.
7 –Fluminense: 4 títulos (1970, 84, 2010 e 12)
O Tricolor das Laranjeiras foi fundado em 1902 e é considerado um dos maiores times do Brasil. Grandes jogadores vestiram as cores do Flu, como Castilho, Gerson, Renato Gaúcho, Didi, Carlos Alberto Torres, Rivellino, Romerito e mais recentemente, Fred.
No Rio de Janeiro, a grande rivalidade é com o Flamengo. O clássico entre essas duas equipes é chamado de Fla-Flu, nome dado pelo jornalista pernambucano Mário Filho, um dos idealizadores do Maracanã.
Nos anos 70 e 80, o Flu tinha verdadeiros esquadrões com grandes nomes, o que levou ao apelido de Máquina Tricolor. Foram dois títulos nacionais e vários campeonatos estaduais conquistados.
Mais recentemente, o Fluminense voltou a ter grandes resultados, começando por uma Copa do Brasil em 2007, um vice campeonato da Libertadores de 2008 e depois com dois títulos brasileiros, o de 2010 e o de 2012.
O Tricolor das Laranjeiras, nome dado pois o Fluminense Football Club foi fundado no bairro das Laranjeiras, manda seus jogos no Estádio do Maracanã.
6 – Vasco da Gama: 4 títulos (1974, 89, 97 e 2000)
Fundado em 1898, o Club de Regatas Vasco da Gama, leva o nome do navegador português Vasco da Gama, responsável pela descoberta do caminho marítimo para as Índias, A escolha foi dada no aniversário de 400 anos do feito.
Grandes jogadores vestiram as cores do Vascão, alguns deles figuram entre os 5 maiores artilheiros do Brasileirão. Em quarto lugar está Edmundo com 153 gols, em terceiro aparece o baixinho Romário com 154. E o maior goleador é Roberto Dinamite tendo marcado 190 gols.

A época de ouro do Vasco foi no final da década de 90 e no início dos anos 2000. O time conquistou dois brasileiros, uma Libertadores e ainda foi vice-campeão mundial. Um dos líderes do elenco era Juninho Pernambucano, autor de memoráveis gols de falta.
Além dos 4 títulos nacionais da Série A, o Gigante da Colina tem uma Copa do Brasil, uma Série B e uma Taça Libertadores da América.
A casa do Vasco da Gama é o estádio de São Januário, com capacidade para 21 mil pessoas.
5 – São Paulo: 6 títulos (1977, 86, 91, 2006, 07 e 08)
Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo Futebol Clube é um dos maiores campeões do Brasileirão, da Libertadores e do Mundial de Clubes. Além de ótimos resultados na equipe profissional, o tricolor é famoso por revelar bons jogadores das categorias de base, como Kaká, Lucas, Casemiro e Cafú.
As fases de ouro do tricolor foram nos anos 90 e também na segunda metade da década de 2000. Começando pela equipe liderada pelo grande Raí, o São Paulo ganhou o Brasieliro de 1991, o terceiro do clube e ainda foi bi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 93 e 93.
Nos títulos Mundiais, o São Paulo derrotou o Barcelona, de Guardiola, por 2 a 1 em 92, com dois gols de Raí. E em 93, bateu o Milan, de Maldini, por 3 a 2.
O São Paulo voltou a ter grande sucesso em 2005, capitaneados pelo goleiro-artilheiro Rogério Ceni, conquistaram a Liberta e bateram o Liverpool de Gerrard por 1 a 0 para alcançar o tri mundial.
Em 2006, 2007 e 2008, só deu São Paulo no Braisleiro. Com um elenco forte e bons jogadores, o tricolor ganhou os dois primeiros títulos com uma certa distância para os adversários. E no último troféu levou o título após uma forte arrancada de 18 jogos sem derrotas no segundo turno do campeonato.
Além dos 6 títulos brasileiros, a equipe que joga no Estádio do Morumbi, com capacidade de 66 mil pessoas, tem 3 Libertadores da América e 3 Mundiais de Clubes.
4 – Flamengo: 7 títulos (1980, 82, 83, 92, 2009, 19 e 20)
Mais um carioca figura na lista de maiores campeões do Brasileirão, agora um que tem Zico como maior ídolo.
O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 17 de novembro de 1895, na cidade do Rio de Janeiro. O clube é um dos mais antigos do futebol brasileiro e também um dos maiores campeões do Brasileirão.
A primeira fase de ouro do Mengão foi nos anos 80, quando o clube ganhou 3 brasileiros, uma Libertadores e também um Mundial de Clubes. O Flamengo tinha uma equipe recheada de grandes talentos que marcaram uma geração.
Nomes como Raul Plassmann, Adilio, Junior, Andrade e Zico ajudaram o Mengão a conquistar títulos importantes. A conquista do Mundial de Clube contra o Liverpool da Inglaterra foi o ponto alto desse elenco.
Como diz a música, em dezembro de 81, o Flamengo colocou os ingleses na roda, fazendo 3 a 0 contra o Liverpool. Os gols do título mundial foram de Adílio e dois de Nunes.
Outra geração dourada do Mengão foi a de 2019 e 2020. Comandados pelo técnico português Jorge Jesus, Gabigol, Bruno Henrique, Everton Ribeiro e companhia ganharam quase todos os títulos que disputaram.
Foram dois brasileiros, dois cariocas e uma Libertadores. Todas as conquistas com um futebol bem jogado e dando motivos de alegrias para os Flamenguistas.
A equipe carioca, que já ganhou duas Libertadores, um Mundial e 3 Copas do Brasil, manda seus jogos no Maracanã com capacidade para quase 80 mil torcedores que apoiam o Flamengo em todas as partidas.
3 – Corinthians: 7 títulos (1990, 98, 99, 2005, 11, 15 e 17)
Fundado em 1910, o Sport Club Corinthians Paulista é um dos times mais populares do Brasil e que acumula conquistas importantes nesses mais de 100 anos de história. Grandes jogadores já vestiram o manto alvi negro e deram muitas alegrias ao torcedores.
Craques como Casagrande, Sócrates, Rivellino, Neto, Marcelinho Carioca, Tevez e muitos outros jogaram na equipe do Parque São Jorge, conquistaram títulos importantes e marcaram época. Assim como a geração da Democracia Corinthiana.
Com a saída do presidente Vicente Matheus em 1981, os jogadores começaram a tomar decisões importantes na equipe, através de votações. O elenco só não escolhia a escalação, mas os horários de treinos, contratações e a concentração eram definidas pelo voto.
A Democracia Corintiana também lutou pelo regime democatico no Brasil, pois nos anos da autogestão do clube, 1982 a 1984, o país passava pelo Regime Militar.
Desde a chegada de Ronaldo Fenômeno, em 2009, o clube passou por uma grande reestruturação e ganhou todos os títulos possíveis. Foram 5 paulistas, uma Copa do Brasil, uma Libertadores, um Mundial e 3 Brasileiros.
O título mais importante da história corintiana veio em 2012. O Corinthians, liderado por Cássio, Paulinho, Guerrero, Emerson Sheik e grande elenco, bateu o Boca Juniors na final da Liberta e em dezembro partiu rumo ao Japão para pegar o Chelsea, no Mundial.

Com grandes defesas de Cássio e gol de Guerrero, o Timão bateu o Chelsea e levou o Mundial, o último time da América do Sul a conseguir tal feito.
A casa do Corinthians é a Neo Química Arena, com capacidade para 50 mil torcedores do bando de loucos.
2 – Santos: 8 títulos (1961, 62, 63, 64, 65, 68, 2002 e 2004)
O Santos Futebol Clube, fundado em 14 de abril de 1912, é um dos clubes brasileiros mais conhecidos no mundo. Grandes jogadores da história do futebol já vestiram a lendária camisa branca do time, um em especial levou o apelido de Rei.
Edson Arantes, mais conhecido como Pelé, jogou no Santos de 1956 a 1974 e fez história no clube. Foram mais de mil gols marcados, diversos títulos importantes e motivos de sobra para alegrar os santistas.

Nos primeiros anos do Brasileirão, o Santos foi campeão em quase todas as edições. Das 10 primeiras, o time de Pelé, Zito e Carlos Alberto Torres levou 6.
Nos anos mais recentes, novas gerações vitoriosas do peixe surgiram. Com Elano e Diego o clube levou mais dois brasileiros e com Neymar e Ganso, o Santos ganhou uma Copa do Brasil e uma Libertadores.
A equipe, que já ganhou 3 Libertadores, dois Mundiais e uma Copa do Brasil, manda seus jogos na Vila Belmiro, com capacidade para 20 mil pessoas.
1 – Palmeiras: 10 títulos (1960, 67, 67, 69, 72, 73, 93, 94, 2016 e 18)
Fundado em 1914, com o nome de Palestra Itália, o Verdão é o maior campo do Brasileirão. E sim, ele ganhou dois títulos em 1967, levou a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ambas competições foram consideradas pela CBF como Campeonatos Brasileiros.
Assim como o Cruzeiro, a Sociedade Esportiva Palmeiras precisou mudar o nome de Palestra Itália durante a Segunda Guerra Mundial. E o nome atual veio em 1942. Inclusive a cor vermelha ficou de fora da bandeira do clube.
O Palmeiras foi a primeira equipe a representar a seleção Brasileira em uma partida. Isso ocorreu em 1965, quando o Mineirão foi inaugurado. Na ocasião, toda a delegação era pertencente ao Verdão, que fez bonito e bateu o Uruguai por 3 a 0.
Alguns times marcaram época, como a Primeira Academia, nos anos 60, que liderados por Ademir da Guia levaram 5 brasileiros e 5 paulistas.
Outra geração de ouro do verdão foi a da época da Parmalat que ganhou a Libertadores em 1999. E a geração atual do time é mais uma que vem entrando para a história.
Desde a chegada da Crefisa como patrocinadora em 2015, o salto de qualidade do Verdão foi considerável. São duas Libertadores, duas Copas do Brasil, dois estaduais e também dois Campeonatos Brasileiros conquistados por Veiga, Dudu e companhia.
Inclusive o Verdão foi a primeira equipe a ganhar duas Libertadores no mesmo ano. Isso aconteceu pois a final da edição de 2020 foi realizada em 2021. E em ambos os jogos o Palmeiras ganhou o título.
Na de 2020, 1 a 0 contra o Santos no Maracanã. Já na de 2021, 2 a 1 contra o Flamengo no Uruguai.
A equipe, que joga no Allianz Parque, já consultou 4 Copas do Brasil e mais 3 Libertadores da América.
Veja um resumo do texto em forma de story!
Direto ao ponto
Ganhe o dobro com Betmais
Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.