Quando é a final do Mundial de Clubes 2021?

O ano de 2022 já começa animado para quem gosta de futebol. Isso porque o Mundial de Clubes, que tradicionalmente ocorre em dezembro, foi adiado pelo segundo ano consecutivo, em função das medidas restritivas em todo o mundo para combater a pandemia da Covid-19. Sendo assim, o campeonato acabou ficando para 2022. 

Outras modificações também precisaram ser feitas, como a manutenção do campeonato que ia estrear em novo formato, e a alteração do país que irá sediar o Mundial. Esses e outros detalhes sobre o assunto você confere no artigo a seguir.  

Quando será o Mundial de Clubes 2021?

Esta temporada do Mundial será disputada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 3 a 12 de fevereiro de 2022. 

A Cede dos jogos do Mundial de Clubes de 2021 será no Emirados Árabes
Cede dos jogos de 2021 será no Emirados Árabes.

A edição de 2020 também foi adiada e acabou sendo realizada no mês de fevereiro (de 2021), e teve o Bayern de Munique como vencedor. A competição foi realizada no Qatar, e na ocasião o Palmeiras ficou com a quarta colocação. 

Inicialmente, o Japão seria a sede do Mundial de 2021, porém a Associação Japonesa de Futebol (JFA) acabou abrindo mão diante da impossibilidade de que os jogos tivessem público. Com a desistência do Japão, a Fifa escolheu Abu Dhabi como sede. 

A cidade do Rio de Janeiro também tinha se oferecido para ser a sede desta temporada, mas segundo a Fifa, a capital carioca fez os primeiros contatos tardiamente, o que impossibilitou que a proposta fosse de fato considerada pela entidade de futebol. 

De qualquer maneira, o Mundial de Clubes 2021 tem tudo para ser um evento que entrará para a história do futebol. Abu Dhabi é um dos grandes centros industriais, políticos e culturais da região do Oriente Médio, que recebe anualmente visitantes do mundo inteiro.

Os jogos desta edição serão realizados no Al Nahyan Stadium e no Mohammed Bin Zayed Stadium. 

O estádio Mohammed Bin Zayed foi eleito para receber a final do campeonato, que acontecerá no dia 12 de fevereiro, às 13h30 (horário de Brasília).

Seu nome é uma homenagem ao príncipe herdeiro do Emirado Supremo de Abu Dhabi, que também ocupa o cargo de Comandante Supremo Adjunto das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos.

O local é utilizado principalmente para jogos de futebol e críquete, e é a casa do Al-Jazira Club, o clube que irá competir este ano como representante do país-sede. O estádio foi inaugurado em 1980, com capacidade inicial para 15 mil pessoas.

Recentemente passou por uma grande reforma, aumentando sua capacidade para receber mais de 40 mil pessoas e se transformando em um dos estádios mais modernos e confortáveis do mundo. É a grande oportunidade de Abu Dhabi mostrar ao mundo suas belezas, tecnologias e diferenciais. 

Quer saber quais são os outros times que irão competir pela taça no Mundial de Clubes 2021? Confira no tópico a seguir. 

Quem são os competidores? 

O Mundial de Clubes 2021 deve ser o último no atual formato, realizado anualmente com as tradicionais sete vagas, ocupadas pelos campeões das principais competições de cada continente e o campeão nacional do país-sede.

Mundial de Clubes: Os competidores são os vencedores de cada continente.
Os competidores são os vencedores de cada continente.

A Fifa havia anunciado anteriormente que o novo formato já seria implementado nesta temporada, incluindo 24 equipes competidoras, mas todo o contexto e as alterações por conta da pandemia da Covid-19 fizeram com que essa mudança precisasse ser adiada. 

Sendo assim, esta edição mantém apenas sete competidores, que são: Chelsea, Al-Ahly, Al-Hilal, Monterrey, AS Pirae, Al-Jazira e Palmeiras.  

  • Chelsea: vencedor da Champions League;
  • Al-Ahly: campeão da Liga dos Campeões da África;
  • Al-Hilal: conquistou a taça da Liga dos Campeões da Ásia;
  • Monterrey: conquistou o primeiro lugar na Liga dos Campeões da América Central e América do Norte;
  • AS Pirae: representando a Oceania em substituição ao Auckland City (que desistiu de participar em função das restrições da pandemia na Nova Zelândia);
  • Al-Jazira: vencedor da UAE Pro League, representando o país-sede; 
  • Palmeiras: campeão da Copa Libertadores da América.

Dessa forma, temos o Palmeiras competindo no Mundial de Clubes pelo segundo ano consecutivo. O time garantiu sua vaga na competição ao vencer a Copa Libertadores da América contra o Flamengo por 2 a 1, no dia 27 de novembro em Montevidéu, no Uruguai.

A expectativa é que nesta edição o clube paulista conquiste uma colocação ainda melhor do que na anterior. 

Os dois primeiros jogos são os únicos da competição que já tem as equipes definidas: o AS Pirae enfrenta o Al Jazira no dia 03 de fevereiro e o Al Ahly combate o Monterrey no dia 05 de fevereiro. Tudo depende do desenrolar desses primeiros jogos, mas os possíveis desdobramentos são os seguintes:  

  • Partida 1: Al Jazira x AS Pirae (03 de fevereiro, às 13h30)
  • Partida 2: Al Ahly x Monterrey (05 de fevereiro, às 13h30)
  • Partida 3: Al Hilal x Al Jazira ou AS Pirae (06 de fevereiro, às 13h30)
  • Partida 4: Palmeiras x Vencedor da Partida 2 (08 de fevereiro, às 13h30)
  • Partida 5: Vencedor da Partida 3 x Chelsea (09 de fevereiro, às 13h30) 

Quanto às partidas das semifinais e final, temos apenas a data e o horário (pelo fuso horário de Brasília): 

  • Disputa pelo quinto lugar: 9 de fevereiro, às 10h30.
  • Disputa pelo terceiro lugar: 12 de fevereiro, às 10h. 
  • Final: 12 de fevereiro, às 13h30. 

Será que o Palmeiras vai se sair bem na partida do dia 8? A expectativa é grande para que dessa vez o clube paulista consiga estar entre os três primeiros colocados do campeonato. 

Os brasileiros torcem para que o representante da América do Sul consiga ficar entre os três melhores
Os brasileiros torcem para que o representante da América do Sul consiga ficar entre os três melhores

Outra questão que também está deixando os apaixonados por futebol empolgados é o novo formato do campeonato, que será implementado apenas na próxima edição do Mundial, mas promete uma grande estrutura e emoções maiores ainda. Saiba mais no próximo item. 

Mundial de Clubes: Novo formato na próxima temporada

O novo formato deve ser implementado no próximo Mundial, que ainda não tem data marcada mas já está definido que terá a China como sede, com jogos realizados em diversas cidades do país.

Com 24 clubes competidores no total, será composto por oito da Europa, seis da América do Sul, três da CONCACAF, três da África, três da Ásia e um da Oceania. O torneio será realizado a cada quatro anos. Não é à toa que tanta gente aguarda ansiosa pela estreia do novo formato. Enquanto ainda não tem previsão para o próximo Mundial, nos resta aguardar e conferir como será o desempenho do Palmeiras em Abu Dhabi.


Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.