Quando será o Mundial de Clubes 2021?

Assim como aconteceu em 2020, o Mundial de Clubes de 2021 também precisou ser adiado devido às restrições impostas para combater a pandemia da Covid-19.

São duas temporadas consecutivas com alteração na data de realização, entre outras mudanças que foram necessárias devido ao contexto global. 

Algumas medidas foram atualizadas devido a pandemia global de COVID-19

O torneio é anualmente disputado em dezembro, o que mais uma vez não foi possível. Afinal de contas, quando será realizado o Mundial de Clubes 2021? Esse e outros detalhes você confere no artigo a seguir. 

Quando e onde será disputado o Mundial de Clubes? 

Assim como aconteceu com o Mundial de Clubes de 2020, essa edição também será em fevereiro. A edição de 2020 teve o Bayern de Munique como vencedor, e foi realizada entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 2021, no Qatar.

Sendo assim, estamos a poucas semanas do campeonato, que terá jogos de 3 a 12 de fevereiro de 2022.

O Japão seria o país-sede, no entanto, também devido às restrições da pandemia, acabou desistindo de receber o torneio. Em consequência disso, Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, foi a nova escolha da Fifa para ser a sede desta temporada. 

Bandeira de Abu Dhabi

O Rio de Janeiro foi uma das cidades que se ofereceram para sediar o Mundial de Clubes 2021, já que tem experiência recente em receber grandes competições esportivas, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

No entanto, essa possibilidade foi descartada pela Fifa, que alega que a cidade do Rio realizou os primeiros contatos tardiamente, sem tempo para que um projeto adequado fosse desenvolvido. 

Os participantes do torneio também já foram divulgados. Confira a seguir quais são as equipes. 

Quais times vão competir? 

A edição de 2021 do Mundial de Clubes seria a primeira a ser composta por um novo formato, com 24 equipes competidoras. Mas assim como foi necessário adiar a realização e mudar a sede do evento por conta da pandemia da Covid-19, também foi preciso deixar essa ideia em suspenso por enquanto. 

O torneio desta temporada ainda contará com as sete vagas tradicionais, recebendo os campeões das principais competições de cada continente e o campeão nacional do país-sede. Esta deve ser a última edição do Mundial de Clubes de 2021 no atual formato. 

Campeonato de futebol 2022.

O primeiro time classificado para o Mundial foi o Chelsea, campeão europeu. A equipe inglesa conseguiu garantir a sua vaga ao vencer a final da Liga dos Campeões da Europa, com placar de 1 a 0 contra o Manchester City.

O clube Al-Ahly, do Egito, também está classificado. O time foi campeão da Liga dos Campeões da África, ao bater o Kaizer Chiefs, por 3 a 0. O Al-Hilal, da Arábia Saudita, venceu o Steelers por 2 a 0 na Liga dos Campeões da Ásia (representando a AFC). 

O time mexicano Monterrey foi o campeão da Liga dos Campeões da América Central e América do Norte (em nome da CONCACAF), quando fez 1 a 0 sobre o América, garantindo sua presença no torneio.

O Al-Jazira venceu a UAE Pro League, garantindo o direito de representar o país-sede.

O Auckland City, da Nova Zelândia, também iria participar da competição, como representante da Oceania, mas desistiu por conta das restrições para barrar a Covid-19 no país. O AS Pirae, do Taiti, foi nomeado pela Fifa como novo representante do continente.

Alguns países desistiram do campeonato para barrar o COVID-19

O Brasil também não fica de fora, e será representado pelo Palmeiras, que garantiu sua vaga na competição ao vencer a Copa Libertadores da América contra o Flamengo por 2 a 1. 

É a segunda temporada consecutiva que o time paulista participa do Mundial de Clubes em nome da América do Sul. Na edição de 2020, o time perdeu na estreia para o Tigres, do México, por 1 a 0 na semifinal.

Competindo pelo terceiro lugar contra o Al Ahly do Egito, perdeu nos pênaltis por 3 a 2, ficando em quarto lugar na competição. 

Por enquanto, apenas o primeiro jogo desta temporada está definido, e será disputado entre AS Pirae e Al Jazira. A chave de Chelsea e Palmeiras entra já nas semifinais. Confira a seguir: 

  • Partida 1: Al Jazira x AS Pirae
  • Partida 2: Al Ahly x Monterrey
  • Partida 3: Al Hilal x Al Jazira ou AS Pirae
  • Partida 4: Palmeiras x Vencedor da Partida 2
  • Partida 5: Vencedor da Partida 3 x Chelsea

Para chegar até a final, o Palmeiras precisa primeiro passar por Al Ahly ou Monterrey. Os perdedores das quartas de final jogam a disputa pelo 5º lugar, enquanto os perdedores das semifinais se encontram na disputa pelo 3º lugar.

O Palmeiras irá ser o representante da América-Latina.

Esse deve ser o último Mundial de Clubes com apenas sete equipes competidoras. A próxima edição ainda não tem data marcada, mas segundo a Fifa contará com 24 times. Saiba mais detalhes no próximo tópico. 

O que muda no novo formato? 

Ainda que não tenha data para acontecer, o novo formato do Mundial de Clubes já tem sede definida: a China.

A Associação Chinesa de Futebol (CFA) anunciou as oito cidades que irão sediar a edição inaugural da Copa do Mundo de Clubes: Xangai, Tianjin, Guangzhou, Wuhan, Shenyang, Ji’nan, Hangzhou e Dalian. 

Nesse novo formato, a competição deve ser disputada a cada quatro anos. Será composta por 24 competidores no total: oito clubes da Europa, seis da América do Sul, três da CONCACAF, três da África, três da Ásia e um da Oceania.

As equipes serão divididas em três grupos, contendo os vencedores da Liga dos Campeões e da Europa League das quatro últimas edições anteriores ao Mundial,  as seis equipes sul-americanas (quatro delas serão as campeãs das duas últimas edições da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana), os três da África, Ásia e CONCACAF e o restante da Oceania.

Campeonato Mundial Clubes de Futebol

Como ainda não há uma previsão concreta para que esse novo formato seja implementado, o Mundial de Clubes 2021 deve ser o último por algum tempo. A Copa do Mundo do Qatar será realizada em novembro e dezembro de 2022, e por isso o Mundial de Clubes 2022 não entrou no orçamento deste ano da Fifa.

O fato é que 2022 será um ano de grandes emoções para os apaixonados por futebol. Qual time terá a sua torcida durante o Mundial de Clubes? Compartilhe conosco nos comentários.  


Direto ao ponto

COMO APOSTAR SEM RISCO
COMO APOSTAR SEM RISCO
ERRO DE APOSTADOR ONLINE
ERRO DE APOSTADOR ONLINE
SAIBA O QUE É HANDICAP NO TÊNIS!
SAIBA O QUE É HANDICAP NO TÊNIS!
GRENAL NO BETMAIS!!
GRENAL NO BETMAIS!!

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.