Saiba quem está no Mundial de Clubes

Quem está no Mundial de Clubes 2021?

O mês de fevereiro será marcado pelo Mundial de Clubes, que finalmente já conhece todos os seus participantes. O torneio sofreu adiamento na data prevista para a sua realização pelo segundo ano consecutivo.

Tradicionalmente disputado em dezembro de todo ano, sua data foi alterada devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mesmo motivo que levou a Fifa a manter o formato atual do campeonato por mais essa edição.  

Confira a seguir mais detalhes sobre o Mundial de Clubes 2021,  as equipes que irão disputá-lo e como será o novo formato. 

Onde será realizado o Mundial de Clubes 2021? 

O Mundial de Clubes 2021 vai ser disputado nos Emirados Árabes Unidos, de 3 a 12 de fevereiro de 2022. Com a desistência do Japão devido às restrições da pandemia, a Fifa escolheu Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, como sede.

A cidade do Rio de Janeiro também se ofereceu para receber o torneio, uma vez que tem experiência em receber grandes competições esportivas, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

O mundial de Clubes será realizado em Abu Dhabi
O mundial de Clubes será realizado em Abu Dhabi

No entanto, essa opção foi descartada, principalmente por não ser um atrativo econômico para a Fifa, que alega que a cidade realizou os primeiros contatos de forma tardia, sem tempo para que um projeto adequado fosse desenvolvido. 

Os jogos desta edição serão realizados no Mohammed bin Zayed Stadium e no Al Nahyan Stadium. 

Afetado pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o torneio tradicionalmente disputado em dezembro vai para o segundo ano consecutivo em outra data. A edição de 2020, vencida pelo Bayern de Munique, aconteceu entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 2021, no Qatar.

Na ocasião, o Palmeiras ficou com a quarta colocação, após ser eliminado pelo Tigres, do México, na semifinal, e perder para o Al Ahly, do Egito, na disputa pelo terceiro lugar. 

Como é de se imaginar, a expectativa é grande para que o time paulista chegue mais longe dessa vez. Confira no próximo tópico quem são os outros clubes. 

Quais times estão classificados? 

A edição de 2021 foi cercada de expectativa, principalmente devido ao anúncio da Fifa de que seria a estreia do Mundial em um novo formato, com 24 equipes competidoras.

O novo projeto, no entanto, foi adiado, em função da necessidade de mudar a data de realização do evento por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. 

A Fifa, então, confirmou que o torneio desta temporada continuará recebendo apenas os campeões das principais competições de cada continente e o campeão nacional do país-sede. Assim, serão apenas as sete vagas tradicionais no Mundial. Esta deve ser a última edição do Mundial de Clubes de 2021 no atual formato. 

O Chelsea, campeão europeu, foi o primeiro classificado para o Mundial de Clubes de 2021. A equipe inglesa garantiu sua vaga ao vencer o Manchester City na final da Liga dos Campeões da Europa por 1 a 0, com gol de Kai Havertz.

Saiba quais times estão classificados para o Mundial de Clubes

Além do time inglês, o Al-Ahly, do Egito, também está classificado. O time foi campeão da Liga dos Campeões da África, ao bater o Kaizer Chiefs, por 3 a 0.

O Monterrey, campeão da Liga dos Campeões da América Central e América do Norte (representando a CONCACAF) sobre o América, por 1 a 0, garantiu também uma vaga no torneio.

Pela Liga dos Campeões da Ásia (representando a AFC), o Al-Hilal venceu o Steelers por 2 a 0 e, pela UAE Pro League, o Al-Jazira como representante do país-sede, sendo o campeão nacional dos Emirados Árabes, garantindo seus espaços na competição.

O Auckland City, da Nova Zelândia, também tinha sua participação garantida no Mundial de Clubes, escolhido como representante da Oceania. Porém, o clube desistiu de participar por conta das restrições para barrar a Covid-19 no país. Em razão disso, a Fifa nomeou o AS Pirae, do Taiti, como novo representante da Oceania.

Além disso, o Palmeiras (que venceu o Flamengo por 2 a 1 na final da Copa Libertadores da América no final de novembro) também marcará presença nesta edição como representante da América do Sul pela segunda temporada consecutiva.

Na edição de 2020, disputada em fevereiro do ano passado, o time perdeu logo na estreia para o Tigres, do México, por 1 a 0 na semifinal. Competindo pelo terceiro lugar contra o Al Ahly do Egito, perdeu nos pênaltis por 3 a 2.

O primeiro jogo da competição de 2021 é o único que está definido até o momento: AS Pirae x Al Jazira. O vencedor desta partida avança à fase seguinte, que também terá Al Hilal, Al Ahly e Monterrey.

O cruzamento entre as quatro equipes será definido por sorteio, assim como o posicionamento da chave de Chelsea e Palmeiras, que entram já nas semifinais. Confira a seguir: 

  • Partida 1: Al Jazira x AS Pirae
  • Partida 2: Al Ahly x Monterrey
  • Partida 3: Al Hilal x Al Jazira ou AS Pirae
  • Partida 4: Palmeiras x Vencedor da Partida 2
  • Partida 5: Vencedor da Partida 3 x Chelsea

Sendo assim, para ir à final o Palmeiras precisa passar por Ah Ahly ou Monterrey. Os perdedores das quartas de final jogam a disputa pelo 5º lugar, enquanto os perdedores das semifinais se encontram na disputa pelo 3º lugar.

Esse deve ser o último Mundial de Clubes com apenas sete equipes competidoras. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre o novo formato.

Novo formato do Mundial de Clubes

O novo projeto para o Mundial de Clubes, com 24 equipes competidoras, deve estrear na China, porém ainda não tem data para acontecer.

A Associação Chinesa de Futebol (CFA) já anunciou as oito cidades que irão sediar a edição inaugural da Copa do Mundo de Clubes (Xangai, Tianjin, Guangzhou, Wuhan, Shenyang, Ji’nan, Hangzhou e Dalian), que deve ser disputada a cada quatro anos. 

Entenda o novo formato do Mundial de Clubes

O novo formato será composto por oito clubes da Europa, seis da América do Sul, três da CONCACAF, três da África, três da Ásia e um da Oceania.

Em grupos com três equipes, os vencedores da Liga dos Campeões e da Europa League das quatro últimas edições anteriores ao Mundial devem enfrentar as seis equipes sul-americanas (quatro delas serão as campeãs das duas últimas edições da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana), os três da África, Ásia e CONCACAF e o restante da Oceania.

O líder de cada grupo avança às quartas de final. Se o mesmo time for campeão mais de uma vez durante os quatro anos de cada período, ele substituirá o próximo classificado no ranking de cada confederação continental.

O novo Mundial de Clubes promete, e é uma pena que não tenha sido implementado já na edição de 2021, já que essa deve ser a última por algum tempo. A Fifa não incluiu o Mundial de Clubes de 2022 no orçamento, já que é tradicionalmente disputado no fim do ano, quando será realizada a Copa do Mudo do Qatar, marcada para novembro e dezembro de 2022. 

De qualquer forma, o ano de 2022 será um grande ano para o futebol, e as emoções começam logo em fevereiro. Para quem vai a sua torcida? Conte para nós nos comentários.


Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.