São Paulo x Corinthians: jogo deste sábado pelo Campeonato Paulista reúne tabu, estreia, curiosidades e muito mais
Duelo acontece às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi
Sâo Paulo e Corinthians abrem a 10ª rodada do Campeonato Paulista neste sábado, às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi.
Líder do Grupo A, o Timão já está classificado para as quartas de final e agora tenta assegurar o primeiro lugar da chave – uma vitória basta nos últimos quatro jogos. Já o Tricolor, no Grupo B, divide a liderança com o São Bernardo. Ambos somam 14 pontos, mas a equipe de Rogério Ceni, que tem uma partida a menos do que o seu rival, leva vantagem no saldo de gols. Para avançar para a próxima fase da competição, o time precisa somar dois triunfos nos seus últimos quatro compromissos.
O confronto no Morumbi tem um tabu a parte para ser mantido ou quebrado. O São Paulo não perde para o Corinthians na sua casa há cinco anos, o que totaliza um total de oito duelos. São cinco vitórias do Tricolor e três empates.
O último triunfo do Timão no estádio foi em 2017, em jogo válido pela semifinal do Campeonato Paulista – 2 a 0, gols de Jô e Rodriguinho.
OITO JOGOS DE INVENCIBILIDADE DO SÃO PAULO DESDE ENTÃO
- São Paulo 1×0 Corinthians- Brasileirão 2021;
- São Paulo 2×1 Corinthians- Brasileirão 2020;
- São Paulo 0x0 Corinthians- Paulistão 2020;
- São Paulo 1×0 Corinthians- Brasileirão 2019;
- São Paulo 0x0 Corinthians- Paulistão 2019;
- São Paulo 3×1 Corinthians- Brasileirão 2018;
- São Paulo 1×0 Corinthians- Paulistão 2018;
- São Paulo 1×1 Corinthians- Brasileirão 2017;
ESTREIA DE VÍTOR PEREIRA E BONS NÚMEROS EM CLÁSSICOS
O Corinthians terá a estreia de seu novo treinador: o português Vítor Pereira. E o comandante tem bons números em clássicos durante sua carreira à beira do gramado. Pelo Porto, Vítor Pereira enfrentou nove vezes seus principais rivais – Benfica e Sporting – e perdeu apenas uma vez, com mais quatro vitórias e quatro empates.
Na Turquia, no comando do Fenerbahce, o técnico encarou por quatro vezes o Galatasaray – ganhou uma vez, empatou duas e perdeu outra, esse revés foi logo em uma final de Copa da Turquia, em 2016 -, e diante do Besiktas foram três partidas com uma vitória, uma igualdade e uma derrota.
Pelo Olympiacos, da Grécia, foram três clássicos. Um diante do Panathinaikos, derrota por 2 a 1, e outros dois frente ao AEK, com uma vitória e um empate.
Pelo Shangai SIPG, já na China, foram seis clássicos contra o Shangai Shenhua, com cinco vitórias e uma derrota. Na Arábia Saudita, Vítor Pereira também não perdeu contra o seu principal rival. No comando do Al Ahli foram três triunfos e uma igualdade frente ao Al Ittihad.
No total, foram 29 clássicos disputados por Vítor Pereira em sua carreira como treinador. Foram 15 vitórias, 10 empates e quatro derrotas (aproveitamento de 63%).
ROGÉRIO CENI EM BUSCA DE MARCA
Na sua atual passagem como treinador do São Paulo, o técnico Rogério Ceni vai em busca de uma marca inédita na história do clube: a de vencer os seus quatro primeiros clássicos. Até aqui, foram três triunfos, um contra cada rival. Palmeiras e Corinthians foram derrotados no Campeonato Brasileiro de 2021 – 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente – e o Santos na atual edição do Campeonato Paulista – 3 a 0.
Na primeira vez em que assumiu o Tricolor, em 2017, Ceni somou oito clássicos, com duas vitórias, três empates e três derrotas (37,5% de aproveitamento).
ESCALAÇÕES
Pelo lado do São Paulo, Rogério Ceni deve manter o rodízio no time titular. Dois jogadores devem estar novamente à disposição, mas provavelmente serão opção no banco de reservas: o volante Luan e o meia Patrick. O meia Nikão se recuperou de Covid-19, mas também está fora por conta do Protocolo de Saúde da Federação Paulista de Futebol, que exige 11 dias contados a partir da data da coleta do teste positivo para que o jogador retorne aos jogos – o período exigido acaba dia 8 de março.
Outras ausências ficam por conta do goleiro Jandrei, que testou positivo para Covid-19, do lateral-direito Igor Vinícius, lesionado, do zagueiro Diego Costa e do meia Alisson, ambos em fase de transição após se recuperarem de lesões.
Provável São Paulo: Tiago Volpi; Rafinha, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Gabriel Sara; Rigoni, Marquinhos e Calleri.
Vítor Pereira deve ter um desfalque no time titular: o lateral-esquerdo Fábio Santos, com desconforto na região lombar. Assim, Lucas Piton herda a vaga. O volante Roni, reserva, também está fora por conta de um tratamento na coxa. No mais, a equipe deve ser a que vem atuando com frequência nos últimos compromissos da temporada.
Provável Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos (Luca Piton); Du Queiroz, Paulinho, Renato Augusto e Giuliano; Willian e Róger Guedes.
ARBITRAGEM
- Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
- Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro
- Quarto árbitro: Ilbert Estevam da Silva
- VAR: Jose Claudio Rocha Filho
Direto ao ponto
Ganhe o dobro com Betmais
Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.