Um sonho chamado Libertadores da América

A competição teve vários formatos diferentes ao longo de sua história. No início, apenas os campeões nacionais participavam, tanto que nos seus primórdios a competição era chamada de Copa dos Campeões da América, e recebeu o nome atual somente em 1965. A partir da edição do ano posterior, os vices-campeões nacionais sul-americanos também passaram a se classificar para a competição.

Foto: Reprodução

No formato atual, o torneio consiste em três etapas, com a primeira fase sendo iniciada geralmente no fim de janeiro. As seis equipes sobreviventes da primeira fase juntam-se aos outros 26 times previamente classificados na segunda, na qual existem oito grupos compostos por quatro equipes cada. Os dois melhores times de cada grupo vão pra fase final eliminatória, sempre em jogos de ida-e-volta até as finais, que são disputadas entre novembro e dezembro. O vencedor da Libertadores se classifica para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (como representante da CONMEBOL) e na Recopa Sul-Americana do ano seguinte.

Foto: Reprodução

O Independiente é o recordista de títulos na competição, com sete conquistas. A Argentina é o país com o maior número de conquistas, com 25 títulos, enquanto que o Brasil é o país com a maior diversidade de times vencedores, com um total de 10 clubes diferentes que ergueram a taça. O troféu foi conquistado por 25 clubes diferentes, sendo que treze ganharam o torneio mais de uma vez e seis o venceram de forma consecutiva.

Foto de Helio Suenaga/LatinContent/Getty Images

Não é de hoje que sabemos que o título mais cobiçado por todos os times de futebol Sul Americanos é o da Taça Libertadores da América (CONMEBOL LIBERTADORES). Título esse que leva até o mais que especial “campeão do mundo de futebol”, nome que sempre está na pauta de discussão de botecos pelo mundo a fora.

O caminho para chegar até a Libertadores não é fácil. Cada um desses times que está lá investiu milhões de dólares em contratações, equipe, treinamento, melhorias, suor e lágrimas. São meses de competições nacionais, regionais e internacionais para se conseguir uma vaga no campeonato.

Foto: Reprodução

Os times brasileiros têm algumas chances de pegar essas tão sonhadas vagas. Através do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e da Sul Americana os times se matam em jogos de ida e volta ao redor do maior país da América do Sul. São horas de voo, dias e mais dias de treino para então, nos 90 minutos de bola rolando, tentar uma vitória e busca da vaga para a Libertadores.

Foto: Reprodução

Os jogadores dos clubes vivem essa tremenda pressão ao longo da sua carreira no Brasil. Essa pressão é particular de cada um e não imposta por alguém, é uma meta natural de cada menino que sonha um dia em jogar bola de forma profissional.

Os clubes têm a libertadores no radar não somente por causa do prestígio, mas muito por causa do dinheiro. O clube vencedor da competição leva para sua conta bancária nada mais nada menos do que U$6.000.000,00 e o segundo colocado fica com U$3.000.000,00, metade do prêmio do primeiro colocado.

Foto: Reprodução

Para efeito de comparação, o Grêmio, vencedor do torneio em 2017, ficou com aproximadamente R$ 25 milhões. Em setembro do mesmo ano, a Conmebol anunciou que garantiu o valor mínimo de US$ 1,4 bilhão para a comercialização de seus torneios entre os anos de 2019 e 2022. Isso representa mais que o dobro do contrato de 2018. Porém, ainda não foi divulgado como este montante será repartido entre os clubes.Também houve um incremento de 100 mil dólares nos prêmios dos times eliminados nas semifinais, pois eles também levam uma grana para casa.

Foto: Reprodução

Enfim, o sonho é muito mais que uma Taça grande e prateada, é uma busca infinita pela glória. Pois então não se iluda nem se mate pelo seu time. Os sonhos dos clubes podem nem sempre serem parecidos com o do torcedor.


Direto ao ponto

As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do Palmeiras ganhar o Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
As chances do São Paulo ser campeão do Brasileirão 2022
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Os 9 maiores campeões do Brasileirão
Conheça a história do CT do Flamengo
Conheça a história do CT do Flamengo

Ganhe o dobro com Betmais

Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.


Artigos Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.