Maiores jogos do maracanã

O Maracanã foi construído para a Copa de 1950 e está completando 72 anos.  Na época da inauguração, a capacidade era de 155 mil pessoas. 

Brasil 1 x 2 Uruguai

A Copa de 50 foi a única que não teve uma final. O campeão foi decido em um quadrangular e o último jogo foi entre Brasil e Uruguai.

White Frame Corner
White Frame Corner

O Brasil tinha a vantagem do empate para ser campeão, o Uruguai precisava vencer para conquistar a segunda Copa do Mundo. 

Friaça abriu o placar para o Brasil, no início do segundo tempo. O Uruguai empatou alguns minutos depois. O empate ainda dava o título ao Brasil, mas aos 34 da etapa final, a história mudou.  

Ghiggia virou a partida e fez o estádio ficar em silêncio. Após a derrota, a seleção aposentou o uniforme branco e passou a jogar de amarelo. 

Alemanha 1 x 0 Argentina

O Brasil voltou a receber uma Copa do Mundo depois de 64 anos.  A partida final da Copa de 2014 colocou frente a frente a Argentina de Messi e a Alemanha de Neuer.   

A Argentina teve chances de abrir o placar no início do jogo, mas mas as finalizações de Messi e Higuaín não entraram. A partida foi para a prorrogação.

Mario Gotze saiu do banco e no segundo tempo da prorrogação fez o gol do 4º título alemão.

Palmeiras 1xO Santos

A final da Libertadores de 2020 foi disputada no Maracanã e colocou Palmeiras e Santos frente  a frente pelo título mais importante da América.

White Frame Corner
White Frame Corner

A partida estavam empatada e já estava se encaminhado para a prorrogação quando Breno Lopes marcou o gol da vitória ao 53 do segundo tempo.

O gol deu fim ao jejum palmeirense de 22 anos sem conquistas da Libertadores. 

Vasco 1 x 2 Santos

Muitos craques jogaram no Maracanã, um deles foi o Rei Pelé. Em 1969, o Santos enfrentou o Vasco e um dos gols entrou para a história. 

White Frame Corner
White Frame Corner

Aos 33 do segundo tempo, Pelé é derrubado na área e o juiz marca pênalti. O Rei já tinha marcado 999 gols, faltava apenas um para o milésimo.

Pelé partiu para a cobrança e mesmo com o esforço do goleiro Andrada, o milésimo gol saiu aquela noite.  

Brasil 1 x 1 Alemanha

Faltava apenas um título para a seleção brasileira de futebol, a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos.  E foi no Maracanã que isso mudou. A final foi contra a Alemanha.

Neymar abriu o placar com um gol de falta, mas a Alemanha empatou a decisão.

A decisão foi para os pênaltis. Todas as cobranças estavam entrando até que o goleiro Weverton defendeu a quarta batida da Alemanha.

Neymar foi encarregado para bater a última cobrança do Brasil.  O camisa 10 converteu e levou a tão sonhada medalha de ouro. 

BRASIL 3X0 ESPANHA

Um dos eventos preparatórios para a Copa do Mundo de 2014 foi a Copa das Confederações de 2013, ambas realizadas no Brasil. A  seleção fez um bom torneio, derrotando fortes equipes.

A final foi disputada entre Brasil e Espanha. Na época, a Fúria era a atual campeã mundial e a melhor seleção do mundo. O Brasil, jogava em casa e tinha a torcida toda a favor.

A partida foi um verdadeiro show dos comandados de Felipão.  3 a 0 em cima da campeã mundial.

Leia o texto completo