Artigos

No Dia do Goleiro, conheça os maiores atletas da história da posição

Todo bom time começa por um bom goleiro. Sim. Designado especificamente para evitar que adversários façam gols, o goleiro pode não ter o holofote de um atacante goleador, mas tem uma das mais importantes missões no futebol. Posição ingrata, que ao longo da história cravou diversas lendas imortalizadas pelo mundo.

Reflexos, colocação, agilidade e elasticidade. Todos os maiores goleiros que já foram vistos na modalidade se destacaram nestes atributos. Desde Yashin até os dias de hoje com Neuer, o futebol nunca deixou faltar um craque debaixo das traves.

E como homenagem neste dia 26 de abril, Dia do Goleiro, resolvemos separar um top5 com os maiores atletas da história da posição. Foram priorizados goleiros que já terminaram suas carreiras. Confira:

Lev Yashin

Apelidado de “Aranha Negra”, Lev Yashin foi a primeira grande estrela do gol na história do futebol. Referência para todos os outros goleiros, o soviético foi o único da posição a levar um Ballon d’Or para casa. Sua imortalidade é tão grande, que a Luva de Ouro, prêmio dado ao melhor goleiro da Copa do Mundo, levou o seu nome durante quatro edições.

Na carreira, jogou apenas pelo Dínamo Moscou. São mais de 800 jogos durante 20 anos. Pela União Soviética colecionou 78 partidas, jogando quatro Copas do Mundo e vencendo um ouro olímpico e uma Eurocopa.

yashin

Gordon Banks

Dono da “maior defesa de todos os tempos” – na cabeçada de Pelé, na Copa do Mundo de 1970 – Gordon Banks foi um dos destaques no único título mundial da Seleção da Inglaterra, em 1966. O inglês é imortalizado em seu país, após 73 jogos disputados com a camisa inglesa e duas Copas disputadas.

Por clubes, se destacou jogando em equipes como Leicester e Stoke City. Manteve o alto nível por mais de 10 anos nestes clubes, sempre mostrando muito reflexo e desenvoltura. No fim de carreira, ainda perambulou pelos Estados Unidos, nada que tirasse seu nome da prateleira dos grandes no futebol.

banks

Sepp Maier

Sepp Maier é o maior nome de uma das principais escolas de goleiros do mundo – pelo menos até o surgimento de Manuel Neuer, o maior da década atual. O atleta é uma verdadeira lenda da Alemanha, vestindo 95 vezes a camisa da Seleção, participando de quatro mundiais e sendo destaque no título de 1974.

Fiel ao Bayern de Munique, Maier foi goleiro do gigante alemão por 14 anos, sendo um dos pilares de uma das eras mais gloriosas do clube – quando venceram o tri da Copa dos Campeões no início da década de 70.

maier

Dino Zoff

Um dos craques de sua geração, Dino Zoff foi determinante para o título italiano da Copa do Mundo em 1982. Ficou à frente da seleção por mais de 15 anos, disputando 112 partidas e participando de quatro mundiais. O goleiro detém o recorde de maior invencibilidade em jogos internacionais na história: 1143 minutos sem tomar gol.

Por clubes, rodou por diversas equipes equipes da Itália como Napoli, Udinese e Mantova. Mas foi na Juventus mesmo que se tornou um grande ídolo, conquistando seis troféus nacionais, além de uma Copa UEFA.

zoff

Gianluigi Buffon

O único da lista que segue em atividade, mas que já fez o suficiente para estar na lista. Gianluigi Buffon é o herdeiro do Dino Zoff na seleção italiana. Acumula impressionantes 176 partidas pela Azzurra, com quatro mundiais disputados e um troféu da Copa do Mundo – poderia ter participado do quinto torneio, não fosse a queda da Itália na última Eliminatória.

Estreou sua carreira no Parma e foi comprado pela Juventus, na maior transferência de goleiros já feita. Desde então é o titular absoluto da meta da Velha Senhora, conquistando títulos e mais títulos. Além dos troféus, conquistou o respeito de todos os rivais devido ao seu caráter impecável dentro de campo.

buffon1

Menção honrosa: Manuel Neuer, Iker Casillas, Peter Schmeichel, Michel Preud’homme, Gylmar dos Santos Neves, Ricardo Zamora

E pra você, qual o maior goleiro de todos os tempos?

Saiba Mais

Confira  Apostas esportivas

Veja Mais: Aposta Online de Futebol | Bônus de boas vindas  | Gestão de Banca

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video