Artigos

No dia do treinador do futebol, conheça os cinco mais revolucionários da história do esporte

Dia 14 de janeiro é comemorado no Brasil o Dia do Treinador de Futebol. A importante figura do futebol demorou para ser reconhecida no meio esportivo. O profissional que fica à beira do campo, acaba sempre trabalhando sobre forte pressão da torcida e sem consistência nenhuma.

Não é fácil a vida deles. Ao longo da história foram poucos que revolucionaram o futebol com suas ideias. E apesar da data ser nacional, separamos aqui os cinco técnicos mais revolucionários que passaram pelo esporte. Confira:

Jimmy Hogan

O britânico talvez tenha sido o primeiro que prezou o coletivo e o treinamento tático no futebol. Em época onde o futebol de ligação direta predominava na Inglaterra – por volta de 1930, Hogan se preocupava com o futebol de toque. Não à toa é tratado como o “pai do futebol moderno”.

Suas ideias influenciaram grandes vencedores do esporte como Gustav Sebes e Hugo Meisl, treinadores que entraram para a história com as seleções inesquecíveis da Hungria e Áustria, respectivamente. Na carreira, treinou grandes equipes como o Fulham e o Aston Villa, além da seleção da Holanda. Não conseguiu grandes resultados, mas deixou um legado fundamental para o futebol bem jogado.

Herbert Chapman

Herbert Chapman é considerado uma verdadeira lenda do Huddersfield e do Arsenal. O inglês levou as duas equipes a diversos títulos nas décadas de 20 e 30. Na verdade, muito da grandeza dos Gunners se deve ao treinador, que fez uma verdadeira revolução no clube, dominante no Campeonato Inglês na década de 30.

Além de ser ícone destes clubes, Chapman é reconhecido também por introduzir um novo esquema tático no futebol: o “WM”. Em época que o 2-3-5 era usual, o treinador inovou mexendo em suas peças e transformando o esquema em um 3-4-3, em formado de WM. Esta formação foi determinante em seu sucesso e espelho para muitas outras equipes de sucesso posteriormente.

chapman
Herbert Chapman foi uma verdadeira lenda do Arsenal (Foto: Divulgação)

Helenio Herrera

Helenio Herrera fez parte de histórias vencedoras do Atlético de Madrid, do Barcelona e da maior Internazionale que o mundo já viu, nos anos 60. O argentino era um treinador completo, que prezava, além da parte tática, a conversa com seus atletas e a dedicação total em busca dos títulos. Tinha uma personalidade forte e costumava cobrava os créditos pelas performances de suas equipes. Tanto que era uma das maiores estrelas do futebol nos anos 60.

Herrera também é lembrado na modalidade por causa do Catenaccio. O famoso esquema tático italiano teve o argentino como um dos mentores. A formação inovadora, que incluía quatro defensores, era criticada por ser extremamente defensiva, porém foi muito vitoriosa na Inter de Milão. O suficiente para colocar o técnico na história como um dos mais revolucionários do futebol.

Rinus Michels

Rinus Michels talvez seja o maior treinador da história do futebol. O holandês marcou época com seu Futebol Total na década de 70. Ao lado de uma geração recheada de craques, Michels conquistou diversos títulos no Ajax e Barcelona, além de encantar o mundo comandando a seleção de seu país em 1974. Nem a derrota na final do torneio mundial para a Alemanha tirou sua Holanda das seleções mais memoráveis da história.

Seu Futebol Total foi completamente inovador em sua época, com jogadores pressionando os adversários e trocando de posições com frequência. Foi o técnico que também se aproveitou da linha de impedimento como tática. É comum ver Michels em listas de grandes treinadores da história. Em 1999, o holandês ficou em primeiro no ranking da FIFA de “Treinador do Século”.

Pep Guardiola

Pep Guardiola ainda não encerrou sua carreira, mas o seu lugar na história já está cavado. O espanhol iniciou sua carreira no Barcelona em 2008 e mudou completamente a maneira de ver o futebol nos últimos anos. Influenciado por Rinus Michels, Guardiola é adepto do futebol de posição e de posse de bola, conseguindo em sua filosofia um amplo domínio de suas partidas.

Em apenas 10 anos como treinador, coleciona títulos por Barcelona e Bayern de Munique. Em todos eles, quebrou recordes e mostrou dominância de suas equipes. Agora no Manchester City, o espanhol continua surpreendendo, o que deve levar em um futuro próximo, mais uma coleção de troféus para sua prateleira.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video