A vitória do Manchester City sobre o Huddersfield neste domingo fez a equipe de Pep Guardiola quebrar um recorde da Premier League: são 11 vitórias seguidas no torneio. Em 13 rodadas, o time desperdiçou apenas dois pontos de 39 ao longo da competição.
Desta maneira, o clube superou a marca anterior que já pertencia ao próprio City, quando na temporada de 2011/2012, o time, que era comandado por Roberto Mancini, conseguiu alcançar 35 pontos nas primeiras 13 rodadas.
Quando o técnico espanhol desembarcou em Manchester no início da última temporada, não teve vida fácil. Com uma equipe envelhecida, acabou tendo dificuldades para implementar suas ideias de jogo e pela primeira vez na carreira, acabou sem conquistar nenhum título.
Com os milhões de libras dos Citizens investidos e a renovação do elenco, o time começou a temporada 17/18 voando, ficando entre os favoritos nos principais torneios do mundo como a própria Premier League e UEFA Champions League. Na competição europeia, por exemplo, o Manchester City só perde o favoritismo nas odds do BetMais para o Paris Saint Germain.
Além da liderança do Campeonato Inglês, os Citizens seguem 100% em seu grupo na UCL, já classificados para o mata-mata. Na Copa da Liga Inglesa, o empate nas oitavas de final contra o Wolverhampton quase os eliminou do campeonato, onde agora enfrentarão o Leicester.
Todo este sucesso atual não é por acaso. A filosofia de Pep Guardiola começou a dar resultados na equipe. Com muita posse de bola, passes curtos e triangulações, o Manchester City não só vence suas partidas, como também pratica um dos melhores futebol do mundo na atualidade.
David Silva e Leroy Sané vem desequilibrando os jogos com suas assistências e habilidades. Raheem Sterling, que vinha de temporadas ruins, hoje é um dos principais nomes do time. Aguero e Gabriel Jesus vem dando conta do recado dentro da área, com médias aproximadas de um gol por partida.
Porém o destaque mesmo é Kevin De Bruyne. O meia vem comendo a bola, dominando o meio campo dos Citizens, sem perder seu poder de meia-ofensivo: na temporada já são 3 gols e 6 assistências em 13 jogos. Para muitos, o futebol praticado pelo belga pode colocar ele na disputa da Bola de Ouro da temporada.
Hoje sem dúvidas, o Manchester City é uma das apostas mais seguras no meio esportivo. Resta saber se a equipe vai continuar neste ritmo intenso no segundo semestre e se consolidar. Será que teremos um novo time hegemônico para os próximos anos?