É neste sábado que finalmente conheceremos o campeão da UEFA Champions League 17/18. E a temporada reservou um grande duelo de gigantes para seu último dia: Real Madrid e Liverpool chegam ao confronto com ataques avassaladores, dando esperança de uma decisão com muitos gols, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.
Dono do melhor ataque, a equipe inglesa fez um torneio impecável nesta temporada. Colecionou goleadas como as vitórias de 7 a 0 sobre o Maribor e o Spartak Moscou, na fase de grupos e 5 a 0 sobre o Porto, já no mata-mata. Seu ponto alto foi ter passado pelo temido e um dos principais favoritos ao título da competição, Manchester City, nas quartas de final, com vitórias convincentes na ida e na volta.
Para a final, o time de Jurgen Klopp tem como trunfo o seu trio ofensivo formado por Mané, Salah e Firmino, que juntos colecionam 29 gols na competição – um a menos que o time inteiro dos Merengues. O egípcio é o principal destaque da equipe no ano. Artilheiro e melhor jogador da Premier League, Salah pode desequilibrar, pois vem fazendo uma temporada monstruosa e é um dos favoritos à Bola de Ouro da temporada.
É importante ressaltar que a defesa do Liverpool também vive bom momento atualmente. Depois da chegada, no início do ano, de Van Dijk, zagueiro mais caro da história do futebol ($75 milhões de libras), o técnico alemão conseguiu arrumar a zaga que iniciou a temporada sendo vazada diversas vezes. Em boa fase, os laterais Alexander-Arnold e Robertson foram alguns dos jogadores que aproveitaram a vinda do holandês para subir o nível do futebol apresentado.
O Real Madrid chega em um momento distinto dos últimos títulos. A temporada da equipe de Zidane foi bem oscilante, inclusive na UCL, que só avançou ao mata-mata na segunda colocação de seu grupo – ficou atrás do Tottenham. Mas não se pode menosprezar o atual bi-campeão europeu. A partir do mata-mata, os Merengues mostraram sua força eliminando PSG, Juventus e Bayern de Munique, três equipes cascudas, campeãs em suas ligas nacionais na temporada.
O segredo do jogo do Real Madrid está no meio de campo. O controle de bola de Modric e Kroos pode fazer a diferença em um equipe preparada para “matar” com Cristiano Ronaldo no ataque. Óbvio que o Gajo é o principal destaque do time e uma máquina de moer seus adversários. O (literalmente) “Rei” da competição é novamente o artilheiro nesta temporada, com 15 gols e deve ser motivo de preocupação frequente para a zaga inglesa.
A linha defensiva espanhola segue bem representada e consolidada com Varane, Sergio Ramos e Marcelo, porém a linha ofensiva ainda é dúvida para Zidane na decisão. Por mais que venha de uma temporada abaixo, Benzema ainda se mostra a melhor dupla de Cristiano no ataque. Bale vem de ótima sequência nas últimas partidas e pode ameaçar a vaga de titular de Isco. Fora que ainda tem Asensio e Vazquez como opção. O treinador francês terá uma boa dor de cabeça para resolver.
Se ainda há dúvidas de escalações e estratégias para esta final, o que não resta é que teremos um grande jogo. O Liverpool vai em busca de seu sexto título para se isolar ainda mais como maior inglês campeão da Champions League. Já Real tenta ser ainda mais soberano na competição com seu 13º troféu. Os espanhóis também buscam um tabu que dura 42 anos: desde 1976, com o Bayern de Munique, não temos um tricampeão no torneio. Toda a emoção poderá ser acompanhada à partir das 15h45 deste sábado.
Confira Esporte bet apostas
Veja mais: