Artigos

Fórmula 1 2024

ENTENDA O INÍCIO DA TEMPORADA DE 2024 DA F1

Agora que os carros já foram apresentados, os pilotos vestiram os capacetes, a quinta temporada de Dirigir Para Viver estreou e os bastidores começaram a borbulhar, está mais do que na hora de comentar sobre o início da temporada de 2024 da Fórmula 1. Com duas corridas realizadas das 24 previstas pelo calendário mais longo da história, já é possível começar a desenhar os traçados da categoria nos próximos meses.

Haas F1 Team/Divulgação

No grid, não há novidades entre os pilotos – por enquanto –, mas nos boxes, sim: os nomes Stake F1 Team Kick Sauber e Visa Cash App RB Formula One Team entram em cena graças ao fim da parceria entre Sauber e Red Bull com a Alfa Romeo e AlphaTauri, respectivamente. A primeira equipe ainda tem outra mudança já com data marcada para 2026, ano em que a montadora alemã Audi passará a nomear a Scuderia

A Stake também apresenta a maior diferença visual, dessa vez, vibrando em um verde neon que ilumina as pistas durante os Grandes Prêmios noturnos, como o do Bahrain e da Arábia Saudita, realizados nas semanas passadas. Já em relação ao design, os carros apostam em mudanças na aerodinâmica para se aproximar dos resultados da Red Bull com semelhanças no sidepod e apostas em partes ocas, a exemplo da Ferrari.

Calendário 2024:

Peça fundamental no crescimento do público mais jovem que acompanha o esporte, Dirigir Para Viver chegou em sua quinta temporada. No entanto, o grande plot twist do momento não estava planejado pelo roteiro da  série da Netflix. Para o choque de muitos, os rumores quase irreais de que Lewis Hamilton iria para a Ferrari se provaram verdade; o piloto britânico que vestiu a manta da Mercedes por mais de uma década se renderá ao vermelho a partir de 2025.

Além desse grande choque para os torcedores, os bastidores da Fórmula 1 foram tomados por acusações gravíssimas contra o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner. Como resultado, a funcionária que divulgou as supostas condutas ilegais foi suspensa das atividades e o ‘manda-chuva’ Helmut Marko demonstrou uma tensão com Horner, causando uma verdadeira turbulência no padock e questionando, até mesmo, a permanência de Max Verstappen no time.

Já nas pistas, a primeira corrida de 2024 foi um tanto quanto monótona, mas apresentou alguns dados interessantes. Entre eles, um feito inédito na categoria: todos os carros que deram largada conseguiram completar as 57 voltas do Circuito Internacional do Bahrein. Na sequência, em território árabe, a dominância absoluta de Verstappen resultou na equipe austríaca ultrapassando a Williams em números de vitórias (115) na F1, ocupando o quarto lugar do ranking das maiores campeãs.

Carro de 2024 da F1 — Foto: F1.

O GP da Arábia Saudita encontrou um Carlos Sainz impossibilitado de correr devido a uma cirurgia de apendicite, o que concedeu a Oliver Berman, atualmente disputando a F2, a chance de ser o piloto mais jovem a correr pela Ferrari. Aos 18 anos de idade, a performance impressionante – com direito a P7 e vencedor do Piloto do Dia –, causou um ‘burburinho’ nos bastidores diante da possibilidade dos ‘chefões’ do esporte passarem a enxergar com outros olhos os novatos.

Nesse clima um tanto quanto conflitante em que se encontra a Fórmula 1, em que um corre sozinho curtindo os seus 100 pódios e Kevin Magnussen elabora planos kamikazes, atrapalhando a todos e a si mesmo às custas de pontos para a Haas F1 Team, enquanto outros estão ‘strollando’ à la Lance Stroll ou cumprindo prazos prévios. Pela frente, o Grande Prêmio da Austrália pode bater o martelo em relação às performances das equipes ou, dificilmente, mas quem sabe, revele algo a mais.

Novos Carros Para F1 2024.

Abaixo a grade de Equipes e pilotos para 2024:

Por Dudu Luqueze.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video