Fórmula 1 2022
A F1 revelou o calendário 2022 com o recorde de 23 corridas
O ano de 2022 promete ser um ano revolucionário na história da F1. Não somente pelas disputas na pista em 2021 entre Hamilton e Verstappen, mas com carros novos, regras novas e um recorde no número de corridas, serão 23 neste ano.
A temporada já tem data marcada para começar, dia 20 de março, no Bahrein. A última corrida do ano está marcada para 20 de novembro em Abu Dhabi – por sua vez, o GP no Brasil em Interlagos, será a penúltima etapa, realizada em 13 de novembro de 2022.
– Estamos entusiasmados em anunciar o calendário de 2022 enquanto nos preparamos para entrar em uma nova era para o esporte, com um novo regulamento e carros projetados para criar corridas mais disputadas. Esta temporada tem sido incrível até agora com grandes batalhas na pista, grande audiência e fãs voltando às corridas após o impacto da pandemia. Estamos ansiosos para receber mais fãs na próxima temporada e esperamos que 2022 pareça mais normal na vida de todos do que nos últimos dois anos foram – afirma o CEO da categoria, Stefano Domenicali.
Calendário 2022:
Uma novidade, é a estreia da nova etapa americana, que será em Miami, no dia 8 de maio, válida como a quinta rodada do campeonato. Será uma corrida de rua – para os amantes de F1 matarem a saudade desse tipo de corrida que aconteciam com frequência nos USA nos anos 80. A etapa da China, que não é realizada desde 2019 por conta da Covid-19, neste ano, deu lugar à prova da Emilia-Romagna, o famoso Circuito de Ímola. O circuito italiano, está presente no calendário pelo terceiro ano seguido.
Outras etapas também foram canceladas, além do GP da China em 2021, por causa da pandemia, outras irão retornar ao calendário de 2022. São elas: Austrália, Singapura e Japão.
Domenicali já havia confirmado que não apenas quer manter as corridas classificatórias em 2022, aquelas que são como rodada dupla, como aconteceu em Interlagos em 2021, mas que também irá adotar esse formato em pelo menos um terço da temporada, o que significa sete ou oito corridas. Adicionando pontos importantíssimos a serem disputados.
– Dissemos no início do ano que haveria três testes este ano para garantir que tínhamos o plano certo para o futuro. A grande maioria dos comentários que recebemos foram super positivos. Os promotores estão super felizes porque há algo novo e importante na sexta-feira, sábado e domingo. Portanto, precisamos saber que no próximo ano teremos um ótimo plano, com o qual consideramos também os pontos destacados por pessoas que não gostaram desse formato. De um modo geral, tem sido um sucesso incrível. E é algo que queremos manter por pelo menos um terço das corridas – revela.
Novas regras, duplas de pilotos, questões orçamentárias, calendário e muito mais. A Fórmula 1 de 2022 com certeza será um marco na história da categoria, trazendo muito mais emoção para os pilotos e para os fãs do automobilismo no mundo todo.
A F1 terá uma de suas maiores ‘revoluções técnicas’ dos últimos 20 anos, com grandes mudanças nos regulamentos aerodinâmicos, o que promete trazer mais equilíbrio ao grid, e podem fazer com que a hierarquia de Mercedes e Redbull no topo, se altere entre as equipes medianas do grid, como por exemplo, Ferrari e McLaren.
Além disso, novas duplas se formaram nos times, a dança das cadeiras foi bem interessante. Na Alfa Romeo, Kimi se aposentou e Giovinazzi foi pra rua, dando lugar a Valteri Bottas e Guanyu Zhou, o primeiro Chinês a correr na Fórmula 1.
Abaixo a grade de Equipes e pilotos para 2022:
A primeira equipe a revelar seu carro para 2022 foi a americana HAAS, que manteve a dupla de pilotos de 2021, M.Schumacher e N.Mazepin.
Segundo Günther Steiner, chefe da equipe, o novo carro é ‘projeto mais complexo’ da Haas na Fórmula 1.
Em 2022, a equipe espera brigar por pontos e uma certa regularidade. Concentrou grande parte dos investimentos dos patrocínios que vieram através de Nikita Mazepin em um carro que pudesse se dar melhor sob as novas regras que foram criadas para 2022.
– “Todos nós sabemos do que esta equipe é capaz. Provamos isso no passado, e com este novo carro – nascido de um conjunto completamente novo de regulamentações e com nossa nova equipe de design a postos, estou otimista de que podemos nos mostrar competitivos novamente aos finais de semana”, disse o chefe de equipe da Haas, Günther Steiner.
-“Tem sido um tremendo esforço de todos os envolvidos, e agora chega a parte divertida de colocar o novo carro na pista e ligar todos os elementos. A última temporada foi longa, mas confio de que 2022 nos verá de volta à briga com o VF-22”, completou.
O novo carro da HAAS é o primeiro desenvolvido 100% nas dependências da Ferrari, em Maranello (Itália), reduzindo de forma contundente a influência da Dallara na fabricação dos chassis. Desde 2016, a Dallara é responsável pela fabricação dos carros de Gene Haas para a Fórmula 1.
A maior diferença em relação a 2021 será o retorno do efeito-solo. Tecnologia banida da F1 desde 1982. A Categoria vem buscando reduzir a importância das asas na pressão aerodinâmica dos carros, já que os spoilers geram muita turbulência para os carros que estão pertos, recorreram a um recurso antigo para resolver um problema novo, que é muito chato para os pilotos, reduzindo demais o número de ultrapassagens, que é o que mais diverte os pilotos e quem assiste às corridas.
Através de uma entrada de ar no assoalho dos carros, o fluxo se move por ‘túneis’ (esses são chamados de ‘Venturi’) que ficam embaixo do carro. Depois, essa ‘corrente’ de ar vai até o ponto mais próximo ao solo, o que cria uma área de baixíssima pressão de ar e também uma grande ‘sucção’ exercida para baixo, puxando o carro para o chão.
Com as asas ‘perdendo’ de certa forma a importância aerodinâmica dos carros que têm até os dias de hoje, também se diminui a turbulência – sem jogar esse ar sujo para os outros carros, isso é o que dificulta a perseguição na pista, como vimos nos últimos anos, os carros andando longe e corridas sem muitas ultrapassagens.
Outra mudança importante em 2022, foi nas rodas dos carros. A partir de agora, elas serão de 18 polegadas.

Agora para 2022, também haverá um corte do limite de custos das equipes. Após um máximo de 145 milhões de dólares em 2021, o valor será de 140 milhões de dólares em 2022. Parece pouco, mas quando se trata da categoria mais cara do automobilismo, qualquer centavo pode fazer diferença no fim das contas.
Os testes da pré-temporada vão ser realizados em duas etapas. A primeira entre os dias 23 e 25 de fevereiro, no Circuito de Barcelona, em Montmeló, onde não terão os portões abertos ao público , tão pouco cobertura televisiva pela imprensa, sendo divulgados apenas os melhores tempos de cada dia. A segunda sessão acontecerá nos dias 10 e 12 de março, no Circuito Sakhir, Bahrain, contando com cobertura completa pela imprensa.
Por Dudu Luqueze
Direto ao ponto
Ganhe o dobro com Betmais
Sabia que você pode ganhar dinheiro de 2 formas com o Betmais? Além de ganhar dinheiro com apostas online você também pode ganhar dinheiro indicando o Betmais em nosso programa exclusivo de afiliados.